Enem 2015 Inscrições

O Enem 2015 Inscrições será aberto em maio e possibilitará aos interessados em participar do exame nacional do ensino médio, um dos vestibulares de…

Por Isabella Moretti em 11/05/2015

O Enem 2015 Inscrições será aberto em maio e possibilitará aos interessados em participar do exame nacional do ensino médio, um dos vestibulares de referência no país. Até o final deste mês os candidatos terão que fazer seu cadastro no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), pagar a taxa de inscrição e realizar a prova no último mês do ano. E muita gente já começou a se organizar, pois não é necessário esperar a ficha de participação da prova para iniciar os estudos. A expectativa é de superar o número de inscritos em 2014!

Enem 2015 Inscrições (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Enem 2015 Inscrições

Para preencher o formulário do Enem 2015 Inscrições o candidato deve fazer um login e senha no www.enem.inep.gov.br e inserir nos campos em brancos dados como RG, CPF, endereço e cidade onde deseja realizar a prova. Além disso, na mesma ficha é preciso inserir informações socioeconômicas, por exemplo, que posteriormente não poderão ser alteradas.

Leia mais informações sobre: Curso Online Para Passar No Enem

Ficha de Inscrição

Seja atencioso ao cadastrar suas informações e revise dados e nomes para evitar futuras alterações e dores de cabeça. Algumas semanas antes do dia da aplicação da prova, o candidato recebe o cartão de confirmação e lá vem impresso todos os dados cadastrados e, consequentemente, serão impressos em outros futuros documentos. Revisar é sempre bom, mas se mesmo assim algum erro insistir em passar, é necessário comunicar imediatamente o Inep através do telefone da central de atendimento do programa ‘Fala Brasil’: 0800-616161.

Todo o processo de inscrição no Enem é feito pelo portal do Inep (Foto: Divulgação)

Cartão de Confirmação

Se tudo estiver certo com seu cadastro, aguarde a liberação do sistema do Inep para imprimir seu cartão de confirmação, pois ele pode ou não ser entregue na sua casa, mas independentemente disto você pode acessá-lo no portal – vale lembrar que o mesmo não é obrigatório no dia da realização da prova. Há algumas edições o MEC (Ministério da Educação) vem disponibilizando as informações individuais pela internet como uma forma de teste, mas ainda não tornou o método como o meio de comunicação oficial do local da prova.

Cartão é um comprovante da sua vaga para fazer o exame (Foto: Divulgação)

Taxa de Inscrição e Isenção

O Inep cobra R$ 35 reais do candidato que se inscreveu no Enem, mas o valor não precisa ser pago por pessoas abaixo da renda familiar de R$ 1.086, 00 ou pelos alunos da rede pública nacional de ensino.

Leia mais informações sobre: Como Cancelar Inscrição Do Enem?

Quem pedir isenção da taxa ao órgão aplicador da prova, deve preencher a ficha de declaração de carência, que é disponibilizada no ato da inscrição online.

Pagamento do boleto garante vaga do estudante na prova (Foto: Divulgação)

Quem for pagar o valor da inscrição deve se antecipar e realizar o pagamento o mais rápido, assim evitará sustos ao adiar e confirmará logo sua participação no vestibular federal. O não pagamento do boleto implicará no cancelamento automático da inscrição do estudante.

Top