Como Cancelar Inscrição do Enem?

Como Cancelar Inscrição do Enem? – Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que chegam a se inscrever no Exame Nacional do…

Como Cancelar Inscrição do Enem? – Essa é uma dúvida bastante comum entre as pessoas que chegam a se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio, mas acabam optando pelo cancelamento. Dependendo da situação, não é preciso cancelar nada, apenas realizar uma alteração cadastral.

Como Cancelar Inscrição do Enem. (Foto: Divulgação)

O Enem se destaca como uma das principais avaliações do Brasil. O exame é aplicado anualmente em todo o país pelo Ministério da Educação desde 1998. Nos seus primeiros anos de história, a prova tinha como objetivo avaliar a qualidade do ensino. A partir de 2009, o Enem foi totalmente reformulado e também se transformou um dos principais canais de acesso ao ensino superior.

Leia mais: Inscrição para o Enem 2015

Como Cancelar Inscrição do Enem?

Muitas pessoas buscam como cancelar inscrição do Enem. Dentro dessa realidade, existem três situações:

Preenchi informações erradas

Na euforia de se inscrever no Enem, muitos estudantes acabam preenchendo o formulário de forma errada, ou seja, cometendo algum erro na hora de fornecer os dados pessoais, de endereço e contato. Para corrigir esse tipo de situação, não é preciso cancelar a inscrição e realiza-la novamente.

Se você preencheu as informações erradas, atualize o cadastro. (Foto: Divulgação)

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o mais apropriado é o candidato fazer a alteração cadastral através do mesmo site em que se inscreveu (enem.inep.gov.br).

Quero isenção de taxa

O Enem oferece a possibilidade do candidato de baixa renda solicitar isenção de taxa, ou seja, ele não precisa pagar o valor de R$35,00 para participar da prova. No entanto, quando ele não manifesta interesse no ato da inscrição, o boleto acaba sendo gerado automaticamente para o pagamento. Diante dessa situação, muitos acabam buscando formas de cancelar a inscrição.

Quem não optou pela isenção deve acessar a área de inscrição novamente, informar o CPF e a senha, em seguida clicar no item “Acompanhe a sua inscrição”. Nessa área é possível alterar as informações e solicitar a isenção.

Veja também: Como fazer boa redação para ENEM

Quero cancelar e ser ressarcido

Se você não comparecerá ao Enem, peça o reembolso da taxa. (Foto: Divulgação)

O estudante que se inscreveu, mas, por algum motivo, não vai participar da prova do Enem, tem como solicitar o reembolso da taxa. Para isso, basta enviar uma carta para o INEP, cujo endereço é SRTVS, Quadra 701, Bloco “M”, Edifício Sede do Inep CEP: 70340-909 Brasília – DF.

Sobre o Enem

O Enem, a partir de 2009, se transformou em uma prova com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Todos os anos, os estudantes realizam o exame em dois dias consecutivos, respondendo perguntas que abrangem as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

A nota do Enem não serve apenas para medir o aproveitamento do estudante no Ensino Médio. Ela também é usada como critério de seleção por muitas instituições de ensino, como é o caso das universidades federais por meio no SISU. Ter um bom desempenho no exame também é considerado essencial para disputar uma das bolsas de estudo do Prouni e ter direito ao crédito estudantil do FIES.

O Enem ajuda a conseguir a tão sonhada vaga na faculdade. (Foto: Divulgação)

Confira: Cursos de redação para o Enem 2015

Em casos de dúvidas sobre como cancelar inscrição do Enem, basta enviar um e-mail para [email protected] ou ligar para o telefone 0800-616161.


Top