Enem 2017: Inscrições, Edital, Data, Local da Prova

Está chegando a data do Enem 2017 que acontecerá começo de novembro nos dias 05 e 12, segundo informações do Ministério da Educação (MEC) e…

Está chegando a data do Enem 2017 que acontecerá começo de novembro nos dias 05 e 12, segundo informações do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Enem 2017

Enem 2017: Inscrições, Edital, Data, Local da Prova

Enem 2017

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha o objetivo, inicialmente, de apenas avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica. Mas desde 2009, o Enem também passou a ser usado para selecionar alunos para o ensino superior.

Em 2016, o Enem aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro, contando com 7.746.118 inscrições, de pessoas interessadas em cursar o ensino superior em uma boa universidade. A realização do exame também é fundamental para participar de programas educacionais do Governo Federal, como Prouni, Sisu, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteira.

Inscrições Enem 2017

As inscrições Enem 2017 começam no dia 9 de maio, e os interessados em participar do exame poderão se cadastrar até o dia 20 de maio, pelo site http://enem.inep.gov.br.

As inscrições do Enem 2017 serão realizadas a partir das 10h do dia 08/05/2017 e vão até o dia 19/05/2017.

Taxa de Inscrição

A taxa de inscrição do Enem é de R$82,00 e deverá ser paga até a data limite de 24/05/2017, caso a compensação do pagamento não seja efetivada até essa data, a inscrição será desconsiderada.

A isenção da taxa de inscrição do Enem só é concedida nos seguinte casos:

  • Caso o candidato tenha concluído os estudos no ensino médio em 2017;
  • Através do pedido de isenção de taxa, o candidato deverá está dentro dos requisitos exigidos para essa modalidade de isenção.
  • Candidatos que sejam declarado incapazes de arcar com os valores das taxas, casos como: Família de baixa renda que estejam escritos no programa do governo CadÚnico.
Continuar Lendo  Educa Mais Brasil 2017: Bahia inscrições abertas

Documentos Necessários para Inscrição

Os documentos para a realização da inscrição no Enem 2017 são: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Número do Documento de Identidade (RG).

Caso o candidato tenha feito o pedido de isenção da taxa, o mesmo poderá informar o Número de Identificação Social (NIS).

Após a inscrição feita corretamente e a taxa de inscrição ter sido efetivada, o candidato receberá a “Carta de Confirmação da Inscrição” do Enem. Na carta, estarão informações sobre a inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) (se for o caso); opção de língua estrangeira.

 

Como fazer inscrição para Enem 2017

Veja a seguir o passo a passo para se inscrever no Enem 2017:

Página inicial de inscrição para Enem. (Foto: Divulgação)

Página inicial de inscrição para Enem. (Foto: Divulgação)

1. Acesse enem.inep.gov.br/participante.

2. Clique no segundo item “Página do Participante”.

Informe CPF e data de nascimento. (Foto: Divulgação)

Informe CPF e data de nascimento. (Foto: Divulgação)

3. Informe o seu número do CPF e a data de nascimento. Escolha também um dos desenhos que aparece na validação, de acordo com a palavra escrita (no caso, apareceu envelope). Clique no botão “enviar”.

Comece a preencher o formulário. (Foto: Divulgação)

Comece a preencher o formulário. (Foto: Divulgação)

4. Preencha o formulário eletrônico com os dados pessoais, como RG, cor, nacionalidade, endereço, entre outras informações.

Crie uma senha. (Foto: Divulgação)

Crie uma senha. (Foto: Divulgação)

5. Na etapa seguinte, é preciso validar uma senha com no mínimo 6 dígitos e no máximo 10 caracteres. Depois, crie uma pergunta e uma resposta de segurança, capazes de lembrar a senha em caso de perda.

Defina as informações da aba atendimento de recursos. (Foto: Divulgação)

Defina as informações da aba atendimento de recursos. (Foto: Divulgação)

6. Defina as informações da aba “atendimento de recursos”. Isso significa se o candidato precisa de atendimento especial ou não por causa de deficiência.

Especifique a língua estrangeira e a cidade onde deseja fazer a prova. (Foto: Divulgação)

Especifique a língua estrangeira e a cidade onde deseja fazer a prova. (Foto: Divulgação)

7. No item informações de prova, você deve escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol). Também é necessário fornecer dados de estado e cidade para realizar o Enem 2016.

Já concluiu o ensino médio ou está cursando? (Foto: Divulgação)

Já concluiu o ensino médio ou está cursando? (Foto: Divulgação)

8. Essa etapa das inscrições Enem 2016 pede informações sobre o Ensino Médio. Informe se já concluiu ou não essa modalidade. Preencha também o ano de conclusão, se for o caso.

Questionário socioeconômico do Enem. (Foto: Divulgação)

Questionário socioeconômico do Enem. (Foto: Divulgação)

9. Preencha o questionário socioeconômico do Enem, que contém várias questões sobre composição familiar, renda e escolaridade dos pais.

Gere o boleto para pagar a taxa. (Foto: Divulgação)

Gere o boleto para pagar a taxa. (Foto: Divulgação)

10. Nessa etapa, os candidatos de baixa renda podem solicitar isenção de taxa Enem 2016. Quem não se enquadra nos critérios de isenção deve selecionar o item “Gerar GRU” e clicar em “Próximo”.

Boleto gerado no valor de 68 reais. (Foto: Divulgação)

Boleto gerado no valor de 68 reais. (Foto: Divulgação)

11. O sistema do Inep vai gerar um boleto do Enem 2016, no valor de R$ 68,00. Clique no botão “imprimir” para obter uma cópia impressa ou salvar em PDF no computador.

Continuar Lendo  Como se preparar para o Enem 2016 com vídeos e simulados

12. Para validar a inscrição no Enem, é preciso pagar o boleto até o dia 25 de maio de 2016, em qualquer agência dos Correios, Casa Lotérica, agência bancária ou Banco do Brasil.

Informações do Enem 2017

Nesta edição, o Enem conta com algumas mudanças bem interessantes. Os travestis e transexuais, por exemplo, poderão solicitar o tratamento pelo nome social entre os dias 1º e 8 de junho. O pedido deve ser formalizado através do preenchimento de um formulário e encaminhado ao INEP. O candidato também deve enviar uma cópia do RG.

 

Estrutura do Enem 2017

A prova deve continuar com a mesma estrutura de aplicação e questões. O teste possui 180 questões, sendo que a prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio une disciplinas por áreas de conhecimento, sendo elas:

– Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia

– Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia

– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação

– Matemática e suas Tecnologias Matemática: Matemática

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece sempre em dois dias de aplicação. No primeiro dia a pessoa tem 4 horas e 30 minutos para fazer o teste e são aplicadas as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no segundo dia de aplicação do teste o estudante fará a redação e questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, No último dia de Enem a prova é mais demorada e tem duração de 5h30.

Os portões serão abertos a partir de 12h com fechamento à 13h e atrasos não são tolerados, por isso, os organizadores pedem que as pessoas se programem para chegar no local de prova cerca de 60 minutos antes do inicio da aplicação.

Continuar Lendo  Entenda as modificações da Língua Portuguesa

Gabarito e resultados do Enem 2017

Por meio do site do Inep os estudantes tem acesso ao gabarito oficial do Enem. Esse gabarito é sempre divulgado após 3 dias da aplicação da prova.  60 dias depois que os estudantes fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio o INEP informa o posicionamento individual de cada candidato.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Provas anteriores do Enem

Milhares de jovens estão adotando uma rotina rigorosa de estudos para ter um bom desempenho no exame. Uma forma de testar os conhecimentos é resolvendo as provas anteriores do Enem. No site do INEP você encontra as provas e gabaritos do Enem de todas as edições do exame, disponíveis para download. Aproveite!

Hora do Enem

O site Hora do Enem disponibiliza material de estudo, vídeo-aula e muito mais, tudo de graça (Foto: Reprodução Hora do Enem)

O site Hora do Enem disponibiliza material de estudo, vídeo-aula e muito mais, tudo de graça (Foto: Reprodução Hora do Enem)

Você que está se preparando para a edição 2016 do Enem não pode deixar de conhecer a plataforma online Hora do Enem, lançada pelo Ministério da Educação, que disponibiliza uma série de conteúdos gratuitos para estudar para o Enem.

O portal Hora do Enem traz ainda uma ferramenta bastante interessante, que ajuda o aluno a calcular o tempo de estudo necessário, de acordo com o curso que deseja fazer, usando as notas do exame para ingressar no ensino superior.

A partir daí, o computador elabora um plano de estudos individualizado, com as aulas e os conteúdos que o aluno precisa estudar, para melhorar a sua preparação e tirar notas melhores no Enem 2016, tudo isso oferecido gratuitamente, para você acessar via computador, smartphone ou tablet.

Aulas online e simulados gratuitos

A plataforma vai realizar quatro simulados online gratuitos, ao longo do ano (Foto: Reprodução Hora do Enem)

A plataforma vai realizar quatro simulados online gratuitos, ao longo do ano (Foto: Reprodução Hora do Enem)

Um dos recursos mais interessantes do site Hora do Enem é o MECflix, plataforma de vídeo-aulas gratuitas para o Enem. As aulas a distância estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril, para você assistir quando e quantas vezes quiser.

Essas vídeo-aulas para o Enem grátis também serão transmitidas na televisão diariamente, pelo canal TV Escola e outras emissoras educativas e comunitárias, indo ao ar sempre às 18h.

Outra novidade é que o Hora do Enem vai realizar quatro simulados online grátis do Enem 2016, provas que seguirão a mesma metodologia do exame (elaboração das questões, tempo para fazer os testes e correção).

Para usar os recursos oferecidos pela plataforma e participar do simulado do Enem 2016, é preciso fazer um cadastro no site Hora do Enem.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top