Como revalidar seu diploma de graduação

Como revalidar seu diploma de graduação? Essa é uma dúvida muito comum aos brasileiros que concluíram curso superior no exterior, e querem exercer, no território nacional, a profissão para a qual se formaram.

Como revalidar seu diploma de graduação (Foto Ilustrativa)

Para ter validade nacional, o diploma de graduação obtido no exterior precisa ser revalidado no Brasil, procedimento que é efetuado somente nas universidades públicas. O interessado precisa procurar uma instituição de ensino superior da rede pública que ofereça curso igual ou similar, reconhecido pelo governo.

De maneira geral, o mercado de trabalho não exige o reconhecimento legal dos diplomas obtidos no exterior, mas nos casos de ingresso na carreira pública e na área acadêmica, quem estudou no exterior precisa, obrigatoriamente, revalidar o diploma.

CVC pacotes para cursos no exterior

Como revalidar seu diploma de graduação

Para ingressar na carreira pública e atuar na área acadêmica, os profissionais que concluíram o ensino superior em outro país devem revalidar o diploma no Brasil (Foto Ilustrativa)

O primeiro passo para revalidar diploma estrangeiro é entrar com o requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior que ministre curso de graduação na mesma área do conhecimento ou em área afim (se você se formou em Comunicação, por exemplo, precisa procurar uma universidade pública que tenha esse curso).

Além do requerimento, o interessado deve apresentar a cópia do diploma a ser revalidado, os documentos referentes à instituição de origem, duração e currículo do curso, bibliografia, conteúdo programático e histórico escolar. Existe a cobrança de taxa para revalidar o diploma, cujo valor depende da instituição escolhida.

O diploma e o histórico escolar devem ser legalizados nos Consulados brasileiros onde os estudos foram realizados, ou seja, se você já voltou ao Brasil, precisa pedir a alguém para realizar esse procedimento no país em que se formou.

Milhares de brasileiros já completaram o ensino superior em outros países (Foto Ilustrativa)

Custo para fazer pós-graduação no exterior

Com todos os documentos em mãos, uma comissão especial, composta por professores da universidade, fará o julgamento da equivalência, sendo que o candidato poderá ser convocado a fazer provas e exames, caso haja dúvidas quanto à similaridade do curso ou se não houver o preenchimento das condições mínimas.

O prazo para o resultado do pedido de revalidação é de 6 meses, contados a partir da data de entrada do pedido. Maiores informações estão disponíveis no site do MEC.

Revalidação do diploma de Medicina

A revalidação do diploma só é feita pelas universidades públicas (Foto Ilustrativa)

Ciência sem Fronteiras 2015 como se inscrever

No caso da revalidação do diploma médico, há ainda o programa Revalida, criado especificamente para esse fim, além do processo convencional. Para obter maiores informações, acesse o site do Revalida.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply