Drenagem linfática, como funciona

Drenagem linfática, como funciona? A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a…

Por Redacao em 28/10/2014

Drenagem linfática, como funciona? A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse tipo de massagem é muito procurado para reduzir medidas, prevenção da celulite, eliminar o inchaço do corpo entre outros diversos benefícios que a drenagem linfática trás como deixar a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

Confira: Formas de turbinar sua drenagem linfática

Drenagem linfática, como funciona - A drenagem linfática é muito procurada para reduzir medidas (Foto: Divulgação)

Drenagem linfática, como funciona

Drenagem linfática, como funciona? A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos nela encontramos substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados.

A massagem é realizada através de pressões leves. É importante frisar que o método não é doloroso, tampouco deixa hematomas (roxos na pele). As pressões feitas na pele direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde será eliminado através da urina.

Leia também: Dicas de massagens corporais para entrar em forma

A drenagem linfática além de todos seus benefícios, relaxa (Foto: Divulgação)

Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. É importante lembrar que a drenagem linfática desincha, e não emagrece. Mas, quando é associada à dieta, exercícios ou outras técnicas de estética, ela contribui para que o indivíduo emagreça mais facilmente.

Benefícios da drenagem linfática

Além dos diversos benefícios da drenagem linfática já citados, existem outros como o combate a celulite quando em estágio, pois qualquer que seja a causa da celulite – má alimentação, sedentarismo, cigarro ou alterações hormonais – o problema começa com um processo de retenção de líquido que levará á má oxigenação do tecido, endurecendo até formar nódulos. A drenagem eliminará o líquido excessivo e quebrará o ciclo vicioso da celulite.

A drenagem linfática é também bastante indicada para gestantes (Foto: Divulgação)

A drenagem linfática também costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que a retenção de líquidos é uma das características mais marcantes nesta fase da vida da mulher. A drenagem linfática na gestação somente pode ser realizada por um profissional especializado em gestantes, pois a massagem requer alguns cuidados fundamentais e algumas adaptações para o beneficio da mãe. A grávida precisa, inclusive, de uma prescrição médica para o início do tratamento.

Leia mais: Massagem modeladora contra gordura em casa

Os sintomas da TPM também podem ser aliviados com esse tipo de massagem (Foto: Divulgação)

Essa técnica também melhora a atuação do organismo para inibição dos sintomas da TPM, além de eliminar as toxinas que causam irritação e melhorar a retenção hídrica que causa o inchaço.

Top