Número de mortes por câncer uterino cresceu 18%, diz estudo

PUBLICIDADE
O câncer de útero é o quarto tipo mais corriqueiro de câncer entre as mulheres, sendo que tende a aparecer logo após a menopausa.

As taxas de  óbitos por câncer uterino cresceram 18% nos últimos dez anos, de acordo com o Centro de Pesquisa de Câncer da Grã-Bretanha. No entanto, segundo o levantamento, publicado na última semana, as mulheres que resistem ao tratamento vivem mais tempo do que antes.

O câncer de útero é o quarto tipo mais corriqueiro de câncer entre as mulheres, sendo que tende a aparecer logo após a menopausa. Entre as décadas de 70 e 90, havia 13 casos de câncer uterino para cada 100 mulheres na Grã-Bretanha. Hoje, há 19 para cada 100, um acréscimo de 43%. Apenas em 2010, 1.937 mulheres morreram em consequência da doença. Por outro lado, as taxas de sobrevivência cresceram, já que 77% das mulheres vivem no mínimo cinco anos após o tratamento.

“É altamente preocupante que mais mulheres estejam morrendo de câncer de útero, mas nós não devemos ignorar o fato de que as chances de sobrevivência após a doença estão melhores do que nunca”, disse Jonathan Ledermann, ginecologista especialista em câncer do centro de pesquisa.

PUBLICIDADE

Além disso, o levantamento mostra que a obesidade aumenta o risco desse tipo de câncer. Como prevenção, o instituto estimula as mulheres, sobretudo, as que estão na menopausa, a praticarem atividades físicas e sustentarem uma alimentação saudável.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.