Doenças que podem causar perda de memória

Muitas pessoas têm o costume de esquecer alguns compromissos e datas importantes, o que acaba resultando em brigas e discussões. Mas o que muitos…

Muitas pessoas têm o costume de esquecer alguns compromissos e datas importantes, o que acaba resultando em brigas e discussões. Mas o que muitos não sabem é que elas podem ser portadoras de alguma das doenças que podem causar perda de memória.

Quando muito frequente, a perda de memória pode estar relacionada a alguma doença (Foto: Divulgação)

Também conhecida como amnésia, em determinados casos, a perda de memória pode se referir a não conseguir se lembrar de novos eventos, como compromissos futuros, ou à dificuldade de recordar fatos acontecidos no passado, tendo ainda a possibilidade de mesclar ambos os casos.

Pequenas perdas de memória transitória, que logo volta ao normal, chega a ser até comum, devido principalmente ao estresse e à vida agitada. Mas em alguns casos, os esquecimentos podem ser irreversíveis, com as recordações apagadas para sempre da memória, especialmente quando são causados por determinadas doenças.

Melhore a memória com 5 dicas infalíveis

Frutas vermelhas combatem a perda da memória

Doenças que podem causar perda de memória

Problemas na tireoide podem ser um dos causadores das falhas na memória (Foto: Divulgação)

Algumas doenças que podem causar perda de memória são:

– Alzheimer: a perda da memória é um dos sintomas primários mais comuns do Alzheimer, doença que atrofia o cérebro e não tem cura, mas pode ser tratada.

– Problemas na tireoide: como é responsável pelo equilíbrio hormonal do corpo, qualquer disfunção na tireoide também pode levar à perda de memória.

– Diabetes: pesquisas recentes mostraram que diabéticos podem apresentar altos índices de esquecimentos. Mas ao controlar a disfunção, a memória volta ao normal.

– Depressão: pessoas deprimidas são outras normalmente atingidas pela perda de memória. Após curadas, o problema é revertido.

Continuar Lendo  Dúvidas frequentes sobre os hipoalergênicos

– Pressão alta: como aumenta o risco de AVC, que pode lesar o cérebro, a hipertensão é outro fator de risco para a perda de memória.

Outras causas da perda de memória

As pessoas mais velhas tendem a sofrer mais com a perda de memória (Foto: Divulgação)

As causas da perda de memória também podem estar ligadas a diversos outros problemas, como a carência de vitaminas, o déficit de atenção, traumas psicológicos e parada cardíaca (dependendo do tempo que o paciente demorou para ser atendido).

Entre as doenças que podem afetar a memória também estão o Mal de Parkinson, que resulta na perda de neurônios e a Aterosclerose, que afeta vasos sanguíneos responsáveis por alimentar o cérebro, o coração e outros órgãos. Lesões traumáticas causadas por acidentes automobilísticos também são um perigo para a memória.

Top