Doenças que mais matam crianças

As doenças consideradas evitáveis são as principais causas de morte infantil em todo o mundo.  No ano de 2012, de 7,6 bilhões de mortes…

As doenças consideradas evitáveis são as principais causas de morte infantil em todo o mundo.  No ano de 2012, de 7,6 bilhões de mortes mundiais de crianças, 5 bilhões foram causadas por doenças como pneumonia, diarreia e malária. Saiba mais sobre o assunto e veja as doenças que mais matam crianças.

A pneumonia é a doença que mais mata crianças no mundo. (Foto: divulgação)

Mortalidade infantil

De acordo com dados publicados na revista médica “The Lancet” , as pesquisas realizadas pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Johns Hopkins com o intuito de analisar dados sobre a mortalidade infantil de 2010 no mundo todo, identificou que os óbitos entre as crianças menores de cinco anos diminuiu desde 2000.

Entretanto, de acordo Robert Black (coordenador do estudo), essa diminuição começará a ser acentuada nos próximos anos em cumprimento da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa reduzir dois terços da mortalidade até o ano de 2015.

Veja também como prevenir a morte súbita infantil 

Doenças que mais matam crianças

Segundo pesquisas, 64% das mortes de crianças menores de cinco anos são causadas por infecções ou doenças infecciosas. Entre as principais estão:

  • Pneumonia (14%);
  • Diarreia (10%);
  • Malária (7,5%);

Entre outras causas de morte das crianças estão doenças congênitas, asma, desnutrição, prematuridade e baixo peso ao nascer.

A diarreia está entre as principais causas de morte infantil. (Foto: divulgação)

Pneumonia é a doença que mais mata crianças com menos de cinco anos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 99% dos casos de morte por pneumonia em crianças são identificados em países em desenvolvimento, pois grande parte delas não possui acesso aos serviços de saúde.

Leia Também:  Dicas para usar pó bronzeador

O valor estimado de mortes anuais infantis é 1, 2 milhões de menores de 5 anos, sendo um índice de mortalidade maior do que os causados por aids, malária e tuberculose juntas.  A pneumonia é uma das doenças mais simples de ser solucionada em todo o mundo.

A doença chega aos pulmões em sua forma aguda, gerando o quadro de infecção respiratória. Porém, o tratamento é muito simples e pode ser feito através de antibióticos. Entretanto, somente 30% das crianças portadoras de pneumonia são tratadas de forma adequada.

A malária também mata muitas crianças. (Foto: divulgação)

Leia também em duas décadas a mortalidade infantil caiu 

A mortalidade infantil infelizmente ainda é um problema para a saúde pública. Em geral, as doença que mais mata crianças é a pneumonia, diarreia e malária. Apesar de parecer problemas simples, elas devem ser tratadas com cuidado para evitar que levem a criança à óbito.

 

Top