Como equilibrar cores fortes e neutras na decoração

Um dos fatores mais importantes da decoração é buscar o equilíbrio entre as cores. Não dá para usar móveis, acessórios e revestimentos que adicionem…

Por Isabella Moretti em 22/12/2011

Decoração com laranja e branco

Um dos fatores mais importantes da decoração é buscar o equilíbrio entre as cores. Não dá para usar móveis, acessórios e revestimentos que adicionem tonalidades de maneira desconexa, isso pode interferir na harmonia e prejudicar o resultado final do projeto.

Definir a paleta de cores para a casa não é uma tarefa simples, principalmente diante de tantas possibilidades de estilos e combinações. Antes de qualquer reforma, conheça a psicologia das cores, ou seja, as diferentes sensações e estímulos que cada tom é capaz de proporcionar.

Cores fortes na decoração

Amarelo e branco na decoração

As cores fortes são responsáveis por deixar os ambientes mais vivos e modernos. No entanto, é necessário ter muito cuidado com as combinações para não deixar os espaços cansativos ou exagerados. Uma forma de não perder o equilíbrio da proposta é explorando a parceria entre as cores quentes e frias, que reforçam o conceito de contraste tão valorizado na hora de decorar.

As tendências reforçam a presença do color blocking na decoração, ou seja, invoca as cores vibrantes para ornamentar os ambientes através do revestimento, móveis e acessórios. A junção das tonalidades intensas e sem estampas consegue levar o colorido aos ambientes e deixar os espaços bem descontraídos.

A combinação das cores complementares é uma forma interessante de decorar os ambientes, como o emprego de azul e verde, vermelho e rosa, amarelo e laranja, roxo e lilás. Os móveis coloridos já foram escolhidos como os grandes protagonistas do color blocking, principalmente quando são inseridos em ambientes neutros.

Cores neutras na decoração

Branco e vermelho

As cores neutras são muito usadas na decoração, principalmente por quem deseja abraçar uma proposta atemporal. Elas são fáceis de combinar, garantem sobriedade e não deixam os ambientes cansativos.

O branco é a principal cor neutra incorporada pela decoração, sendo capaz de deixar os ambientes mais suaves, tranquilos e favorecer o estilo clean. Outras tonalidades também estão dentro desta categoria, como bege, castanho, cinza e creme, que possuem como principal característica a versatilidade para a combinação com cores quentes e frias.

Combinando cores fortes e neutras

Para conseguir um equilíbrio colorido, é necessário analisar a roda de cores e buscar a harmonia entre as cores frias e quentes. Quando as tonalidades neutras estão em jogo, fica muito mais fácil fazer combinações com as demais cores devido à flexibilidade para combinar.

O primeiro passo para iniciar a decoração é escolher a cor neutra predominante. Depois fica mais fácil determinar um par de cores harmônicas ou complementares para ajudar na composição de cada ambiente. Para refrescar um cômodo decorado com cores neutras invista nos tons frios, já para deixar os ambientes mais aquecidos, a melhor opção é trabalhar com os tons quentes.

Aproveite as dicas e transforme os ambientes através das cores.

Top