Dietoterapia chinesa: o que é

A Dietoterapia é um tipo de terapia alimentar baseada nos conceitos da medicina tradicional chinesa. As pessoas que adotam este tipo de tratamento contam…

A dietoterapia chinesa se baseia na filosofia do Yin Yang.

A Dietoterapia é um tipo de terapia alimentar baseada nos conceitos da medicina tradicional chinesa. As pessoas que adotam este tipo de tratamento contam com os benefícios de uma alimentação equilibrada e conseguem prevenir o aparecimento de doenças sérias no organismo.

Através da dietoterapia é possível manter o controle sobre a nutrição, evitando assim os alimentos gordurosos e com muito açúcar. A dieta alimentar realizada pelo indivíduo adota diversos critérios em função do bem estar e da qualidade de vida, por isso os alimentos são escolhidos não só de acordo com as propriedades, mas também pela cor e sabor.

Experimente também a Dieta da água morna

Entenda melhor a dietoterapia

A dietoterapia procura aplicar os conceitos da filosofia chinesa à alimentação. Desta forma, o Yin Yang aparece como um guia para escolher os alimentos adequados, invocando o equilíbrio entre as forças que se complementam.

A terapia alimentar chinesa busca o equilíbrio nutricional.

O símbolo chinês serve para fazer uma classificação dos alimentos de acordo com as características que eles possuem. Os itens que pertencem ao Yang são energéticos e ricos em gorduras, por isso aumentam o calor do corpo e aceleram o metabolismo. Já os integrantes do grupo Yin apresentam uma maior quantidade de água na composição, por isso são caracterizados por diminuir o calor do corpo e o ritmo metabólico.

Yin Yang: Equilibrando a alimentação

De acordo com a terapia alimentar chinesa, o equilíbrio do organismo só acontece quando o indivíduo consegue balancear o consumo de alimentos Yin e Yang. Este tipo de nutrição tem como objetivo combater vários tipos de doenças e o emagrecimento se dá como consequência de uma dieta na medida certa.

Leia Também:  ANS suspende 87 planos de saúde de 22 operadoras

A dietoterapia combate os exageros de alimentos Yang, pois eles podem aumentar o colesterol ruim, engordar, causar acnes e mau-hálito. Entretanto, a força Yang não pode ser totalmente eliminada do cardápio, caso contrário a alimentação se torna anêmica e desprovida de nutrientes essenciais.

Além de proporcionar bem-estar e melhor qualidade de vida, a dietoterapia ajuda a emagrecer.

A terapia alimentar chinesa tem como finalidade equilibrar as energias do organismo, melhorando o bem-estar e a saúde. Quem adota esta filosofia e repeita as polaridades do Yin Yang consegue combater as ameaças da obesidade e não adoece facilmente.

Os cinco elementos da natureza estão presentes na filosofia chinesa de alimentação e fazem a classificação de acordo com os sabores. A terra equivale ao doce, o metal simboliza o picante, o fogo reforça a ideia do amargo, a água representa o salgado e a madeira corresponde ao ácido.

Depois de conhecer a dietoterapia chinesa, experimente renovas as práticas alimentares.

Veja também: Dieta Chinesa Tao Yin Yang

Top