Dieta saudável pode reduzir risco de câncer em 40%

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), manter uma dieta saudável pode reduzir risco de câncer em 40%. Além de consumir os…

Por Isabella Moretti em 26/09/2012

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), manter uma dieta saudável pode reduzir risco de câncer em 40%. Além de consumir os nutrientes que o organismo necessita para ter um bom funcionamento, o indivíduo também deve eliminar os hábitos de vida que não fazem bem para a saúde, como tabagismo e alcoolismo.

O preparo dos alimentos é decisivo para uma dieta saudável. (Foto:Divulgação)

A alimentação balanceada atua no combate ao câncer porque ela oferece vitaminas, fibras e outras substâncias que o corpo humano precisa. Os nutrientes agem como defesas naturais, destruindo os agentes cancerígenos antes mesmo que eles danifiquem as células.

Cuidados com a alimentação

Uma dieta equilibrada, composta por frutas, legumes, verduras e cereais, ajuda a manter o organismo funcionando adequadamente e também evita a alteração celular, que resulta na formação de tumores. Os alimentos desta dieta não só impedem o aparecimento de tumores malignos, mas também revertem os estágios iniciais da doença.

O segredo para a dieta contra o câncer não está apenas na seleção dos alimentos, mas também na forma como eles são preparados para as refeições. As pessoas que desejam evitar a doença devem evitar fritar, grelhar ou preparar as carnes com uma temperatura muito elevada. A forma mais saudável de preparo dos alimentos é o cozimento em baixas temperaturas, como é o caso do cozido, assado, ensopado, vapor e guisado.

O risco de câncer de cólon e reto aumenta quando a alimentação é pobre em fibras e altamente calórica. Os altos níveis de gordura, presente no fast food, também contribuem com as alterações celulares que resultam em tumores. O excesso de gordura no cardápio alimentar também eleva as chances de câncer de mama e de próstata.

Veja também: Consumo de álcool eleva o risco de câncer de mama

Cardápio adequado contra o câncer

As frutas vermelhas atuam contra o câncer. (Foto:Divulgação)

– Para preparar os alimentos, invista em gordura vegetal, como é o caso do azeite;

– Evite churrascos e alimentos defumados;

– Abuse das frutas e vegetais, principalmente os roxos e vermelhos;

– Consuma frutas alaranjadas e amarelas, pois elas previnem as alterações celulares que causam o câncer.

– Outros alimentos anticancerígenos também merecem lugar no cardápio, como peixes e brócolis.

Saiba mais: Alimentos que atuam contra o câncer

O desenvolvimento dos tumores

Surgirão 518.510 novos casos de câncer no Brasil dentro de dois anos. (Foto:Divulgação)

Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes, que provém do processo de mutação. Entretanto, ela pode começar a se multiplicar descontroladamente, criando assim as células cancerosas. Em alguns casos, as unidades estruturais se desprendem do tumor e invadem os tecidos vizinhos, disseminando por outros órgãos do corpo. A este processo se dá o nome de metástase.

Segundo estimativas recentes do Inca, surgirão 518.510 novos casos de câncer no Brasil dentro de dois anos. Entre as mulheres os tumores malignos surgirão principalmente na pele, na mama, no colo do útero, no cólon e reto, e tireoide. Já os homens terão maior incidência de câncer de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto, e estômago.

Top