Como tratar micose nas unhas em casa

Como tratar micose nas unhas em casa? A micose é causada por mais de 100 espécies de fungos que se alimentam de gordura e…

Por Redacao em 18/08/2014

Como tratar micose nas unhas em casa? A micose é causada por mais de 100 espécies de fungos que se alimentam de gordura e queratina contidas no corpo. A micose pode ocorrer em qualquer região do corpo, porém é mais frequente em áreas ricas em queratina e nas menos ventiladas que ficam quentes e úmidas, como axilas, couro cabeludo, embaixo dos seios (mulheres), virilhas e entre os dedos do pé. Qualquer pessoa pode sofrer de micose, indiferente da idade, do sexo, raça ou da classe social.

Conheça os sintomas e tratamentos da Mastite 

Como tratar micose nas unhas em casa - A saúde das unhas é tão importante quanto qualquer parte do corpo, e a micose nas unhas é o tipo de micose mais comum (Foto: Divulgação)

Como tratar micose nas unhas em casa

A micose nas unhas é o tipo mais comum de micose e têm diversos tratamentos caseiros. Os remédios caseiros para micose podem ser usados nas unhas do pés e das mãos. Entretanto o tratamento para micose pode ser feito com antifúngicos indicados pelo dermatologista em forma de comprimido, pomada ou esmalte. Veja dicas de como tratar micose nas unhas em casa:

Remédio caseiro para micose de unha com alho

O alho possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas.

Confira: Doença mais graves que o Ebola que você não conhece 

Ingredientes

  • 1 dente de alho
  • 1 vidro de clorexidina ou Mertiolate

Modo de preparo

Colocar o dente de alho dentro do vidro de clorexidina ou Mertiolate e passar a mistura 3 vezes ao dia nas unhas infectadas, durante 1 mês.

É necessário ter cuidado também com a limpeza dos salões de beleza. Os utensílios usados precisam ser devidamente esterilizados. (Foto: Divulgação)

Remédio caseiro para micose de unha com hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta possui propriedades antissépticas que ajudam no combate à micose nas unhas.

Ingredientes

  • 30g de folhas de hortelã-pimenta
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar a água fervente em uma bacia e adicionar as folhas de hortelã-pimenta. A seguir com a água morna, mergulhar os pés por cerca de 20 minutos e secar muito bem depois.

Sintomas da micose

Os sintomas da micose são normalmente uns círculos ou anéis imperfeitos, avermelhados e escamosos. Estas manchas podem dar bastante bastante comichão, tornando-se algo muito irritante e incomodativo. A infecção da micose pode aparecer em qualquer parte dos pés, mas é mais notada entre os dedos, porque os dedos dos pés têm umas pregas, as quais criam um ambiente escuro, úmido e quente, condições perfeitas para o fungo da micose se desenvolver e propagar.

Leia também: Chás que ajudam a aliviar a garganta 

Saiba como prevenir a micose (Foto: Divulgação)

Existem diversas maneiras de prevenir a micose como por exemplo lavar muito bem as mãos e os pés todos os dias com água morna e sabão. Secar muito bem as mãos e os pés lavados, para que não fiquem úmidos e possam atrair os fungos da micose. O calçado deve ser lavado e secado constantemente, especialmente se se usar o mesmo calçado a maior parte do tempo. Lavar e secar todas as toalhas molhadas ou úmidas, para não atraírem mais umidade e infecções de micose. Outra maneira é usar meias diferentes todos os dias.

Top