Dieta dos Passos

Dieta dos Passos

Você já ouviu falar sobre a Dieta dos Passos? A única fórmula real para emagrecer é gastar mais calorias do que se consome. Andar melhora o…

Por Redacao em 26/03/2015

Você já ouviu falar sobre a Dieta dos Passos? A única fórmula real para emagrecer é gastar mais calorias do que se consome. Andar melhora o condicionamento físico, emagrece de forma duradoura, dá mais disposição, reduz medidas, em especial da barriga, e previne doenças, incluindo os problemas cardiovasculares.  Essa dieta é um livro escrito pelo preparador físico Renato Dutra. O livro é acompanhado por um pedômetro, aparelho que registra os passos dados por uma pessoa em determinado tempo, dessa forma é possível conhecer melhor o gasto calórico.

Confira: Dieta Dash

Dieta dos Passos - Você já ouviu falar sobre a Dieta dos Passos? Saiba como ela funciona!

Dieta dos Passos

De acordo com o livro, para garantir uma boa saúde são necessários 10 mil passos diários. Para quem deseja emagrecer, essa recomendação aumenta para 13 mil ou mais passos diariamente. Entretanto, é importante considerar que uma pessoa sedentária começar com 5 mil passos diários e sair do sedentarismo, já é um ótimo começo.

Leia mais: Comer somente salada pode não emagrecer

Caminhe todos os dias e terá ótimos resultados (Foto: Divulgação)

O livro Dieta dos Passos traz  uma tabela que nos explica o seguinte:

Até 5 mil passos……………………….. sedentária
De 5 mil a 10 mil passos………………. ativa
De 10 mil a 13 mil passos ou mais ….. emagrecimento

O pedômetro é facilmente encontrado em qualquer loja que vende material esportivo. Existe muitos modelos em preços variados, alguns podem ser de pulso, outros podem ser presos a cintura.

Leia também: Dieta das frutas

Opte por subir escadas ao invés de pegar elevador (Foto: Divulgação)

Para o autor cada passo é importante, independente da atividade, que pode ser na rua, esteira e até atividades como brincar com os filhos ou fazer atividades domésticas. Alongamento, musculação, bicicleta, exercícios aeróbicos, dança ou algum tipo de esporte devem ser feitos de duas a três dias da semana.

Vantagens e desvantagens da dieta dos passos

Na hora de escolher entre ir de carro em um lugar próximo, vá andando (Foto: Divulgação)

Existem vantagens e desvantagens sobre a Dieta dos PassosUm ponto positivo é que estimula a prática de atividades físicas. Os exercícios contribuem para melhorar a composição corporal, traz benefícios a nossa saúde, além de promover sensação de bem estar. Caso a dieta dos passos não seja aliada a uma alimentação equilibrada e saudável, a eliminação de peso poderá ser prejudicada.

Top