Dieta Dash

Dieta Dash

Você já ouviu falar sobre a Dieta Dash? Depois de um longo estudo, o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue americano chegou a dieta…

Por Redacao em 25/03/2015

Você já ouviu falar sobre a Dieta Dash? Depois de um longo estudo, o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue americano chegou a dieta Dash, uma sigla em inglês que significa “abordagem dietética para impedir a hipertensão”. A perda de peso acontece porque a dieta baseia-se em alimentos saudáveis, porções moderadas e a inclusão de uma atividade física.

Confira: Dieta do feijão ajuda no emagrecimento

Dieta Dash - A dieta DASH foi criada para ajudar no controle da hipertensão (Foto: Divulgação)

Dieta Dash

A dieta DASH foi feita para uma média de 2000 calorias por dia.  A maioria dessas calorias vêm de alimentos saudáveis que não se estocarão automaticamente como gordura. Você deve incluir atividade física, o que reduz o impacto negativo das calorias. Veja abaixo como ela funciona:

A Dieta Dash não é uma dieta radical, mas tem lá suas restrições (Foto: Divulgação)

  • 6 a 8 porções por dia. Inclui as versões integrais de pães, massas, arroz e também o grão em si, como aveia ou cereais.
  • 6 porções de carnes magras por dia. Dê preferência a grelhados, assados sem óleos, e peixe cozido no vapor. Você nunca deve comer a pele das carnes, nem mesmo a de peixes. Procure incluir peixes que tenham omêga-3, um tipo de gordura que ajuda a diminuir o colesterol ruim.
  • De 4 a 5 porções diárias de verduras e legumes. Dê preferência aos frescos ou congelados, uma vez que os enlatados passaram por processos de cozimento que praticamente destruíram seus nutrientes e tem um teor elevadíssimo de sódio. Use verduras e legumes não só nas refeições principais, mas em sanduíches e outros lanches.
  • De 4 a 5 porções diárias de frutas. Dê preferência ao consumo da fruta em si ao invés do suco, uma vez que as fibras são perdidas no suco. Sempre que possível, coma a fruta com casca para se beneficiar das fibras. Evite frutas enlatadas, pois a maioria delas têm adição de açúcar. Esteja também atento a frutas que interagem com certos medicamentos para a pressão e também a frutas que tenham muito açúcar, como uvas.
Leia também: Caminhar 30 minutos por dia emagrece sem sacrifícios

A perda de peso acontece porque a dieta baseia-se em alimentos saudáveis, porções moderadas e a inclusão de uma atividade física (Foto: Divulgação)

  • De 4 a 5 porções de nozes, castanhas e leguminosas por semana. Aqui entram todo tipo de noz, feijões, ervilhas, lentilhas e similares. Estes são alimentos extremamente nutritivos, ricos em fibras, minerais e as nozes contêm gorduras boas. No entanto, são calóricos e o excesso de gorduras (mesmo as boas) pode sobrecarregar o fígado.
  • De 2 a 3 porções de óleos e gorduras. As porções são pequenas como uma colher de chá de margarina, uma colher de sopa de azeite. Estas são as gorduras saturadas. Já as gorduras trans, encontradas em biscoitos, bolachas e outros alimentos processados, devem ser evitadas ao máximo.
  • No máximo 5 porções de doce por semana. Dê preferência aos doces com pouca ou nenhuma gordura.
  • 2 a 3 porções de laticínios por dia. Leites, iogurtes, queijos são algumas opções. Dê preferência às versões com pouca ou nenhuma gordura. Em relação aos queijos, lembre-se que mesmo os queijos mais saudáveis têm um teor de sódio um pouco mais elevado.

Dieta Dash vantagens 

A Dieta dash tem vantagens e desvantagens. Essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia tão comum em dietas. Incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.

Pacientes hipertensos que associaram a dieta à mudanças no estilo de vida (redução de peso em casos de sobrepeso e obesidade, consumo adequado de gorduras, redução na ingestão de bebidas alcoólicas e sal, abandono de tabaco e prática regular de atividade física) tiveram redução da morbimortalidade decorrentes de doenças cardiovasculares.

Leia mais: Alimentação planejada economiza dinheiro

A dieta Dash é bastante variada (Foto: Divulgação)

O principal objetivo da dieta não é o emagrecimento, e sim, a redução da pressão arterial. Sendo assim, pessoas que iniciam essa dieta com a finalidade de emagrecer, deverão fazer uma restrição de calorias, para que assim ocorra a perda de peso.

 

 

Top