Conheça os riscos de perder peso rápido

Conheça os riscos de perder peso rápido

Conheça os riscos de perder peso rápido e saiba a quais riscos estão expostas as pessoas que adotam as dietas rápidas e milagrosas, que prometem…

Por Andre em 20/10/2015

Conheça os riscos de perder peso rápido e saiba a quais riscos estão expostas as pessoas que adotam as dietas rápidas e milagrosas, que prometem emagrecer bastante em um curto espaço de tempo, deixando você com um corpo fininho.

Conheça os perigos de perder peso rápido (Foto Ilustrativa)

Na hora de eliminar as gordurinhas salientes, muitas pessoas apostam em dietas milagrosas, sem saber que estão sujeitas a vários problemas de saúde, mesmo que o programa alimentar permita alcançar os resultados propostos (emagrecimento rápido).

Além de facilitar o efeito sanfona (recuperação dos quilos perdidos pouco tempo depois), a perda de peso rápida geralmente está relacionada à privação de importantes vitaminas e sais minerais, representando sérios riscos para a saúde.

Vantagens e desvantagens das dietas

Conheça os riscos de perder peso rápido

A fadiga crônica é um dos problemas que podem surgir ao adotar dietas restritivas (Foto Ilustrativa)

Um dos perigos do emagrecimento rápido é a desidratação, já que algumas dessas dietas rápidas são baseadas em grandes perdas de líquidos. A falta de água no sangue pode aumentar os riscos de problemas renais e cardiovasculares, além de provocar queda da pressão arterial e atrapalhar a regulação da temperatura corporal.

A fadiga crônica é outro problema que pode acometer as pessoas que adotam programas de emagrecimento rápido, uma vez que a restrição de nutrientes leva a uma perda significativa do rendimento e de importantes funções do organismo, aumentando a sensação de fadiga e cansaço.

Transtornos de humor também podem aparecer (Foto Ilustrativa)

As dietas restritivas, normalmente adotadas por quem quer emagrecer rápido, também podem ocasionar mudanças de humor, distúrbios do sono, irritabilidade e até mesmo alguns episódios de depressão, devido ao corte abrupto de substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Descubra quais são os perigos das dietas da moda

Outros perigos das dietas rápidas

Distúrbios alimentares como bulimia e anorexia são outros perigos (Foto Ilustrativa)

Entre os perigos da perda de peso rápida, também está o enfraquecimento dos ossos, pois a falta de determinados nutrientes pode afetar a massa óssea, favorecendo as possibilidades de fratura. O mesmo pode se dizer da massa muscular, que enfraquecida, favorece o aparecimento de lesões.

As dietas mais perigosas para o corpo

Outro risco ao qual estão expostas as pessoas que fazem dietas para emagrecer rapidamente é o aparecimento de transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia, principalmente quando há uma grande obsessão por perder peso.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top