Dicas de alimentos que geram energia

O alimento consumido diariamente tem uma função muito importante no organismo do ser humano. Por isso é muito importante o consumo de alguns alimentos…

Por Redacao em 13/01/2012

Alimentos energéticos (Foto:Divulgação)

O alimento consumido diariamente tem uma função muito importante no organismo do ser humano. Por isso é muito importante o consumo de alguns alimentos para obter determinadas vitaminas, proteínas e muita energia, para que os órgãos possam continuar trabalhando em prol do bem estar.

Os alimentos possuem níveis diferenciados de proteína e vitaminas, porém estes nutrientes são muito importantes para todos, uma vez que, possuem grandes quantidades de fontes de energia.

As principais fontes de energia são os carboidratos ou açúcares e os lipídeos ou gorduras. Eles são geralmente encontrados em muitos  tipos de fontes de alimento como pães, farinhas, frutas, alimentos verdes, entre outros.

Pirâmide dos Alimentos (Foto:Divulgação)

Alguns alimentos industrializados como o chocolate, café e o açúcar refinado também são fontes muito eficazes de energia. Porém eles devem ser utilizados com moderação, pois o organismo reage a variação dos níveis energéticos, podendo causar problemas de saúde como o diabetes.

As gorduras são energéticas, mas somente são utilizadas pelo organismo quando não houver mais carboidratos a serem  utilizados. Ou seja, é uma segunda opção do corpo. Sendo assim, as pessoas que querem emagrecer é necessário que a quantidade de carboidratos e gorduras ingeridas seja diminuída.

Carboidratos são normalmente encontrados em pães, farinhas, cereais, batata-doce, arroz. As frutas também possuem um carboidrato muito importante que é a frutose. Já o açúcar refinado possui um carboidrato que é encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba, que é a sacarose.

Os alimentos essenciais para gerar energia (Foto:Divulgação)

O  leite também apresenta um carboidrato próprio, muito importante para o ser humano, a Lactose. A Maltose também é uma fonte de energia importante para o homem, pois ela é encontrada em vegetais.

Alguns lipídeos são encontrados normalmente em manteigas, gordura animal, margarina, frituras, doces, queijo integral, leite integral e em muitos alimentos industrializados. Mas lembre-se que o excesso de alimentos ricos em gorduras pode  causar doenças muito graves, como por exemplo,  problemas cardiovasculares, como entupimento de artérias, entre muitos outros.

O consumo de alimentos com fontes energéticas é muito importante, pois eles ajudam no bom funcionamento do organismo e em atividades físicas, em que são necessários altos gastos de energia.

Aconselha-se a ingestão de frutas e alimentos menos industrializados, pois estes possuem um alto teor de gorduras saturadas e trans, podendo causar problemas de saúde futuros.

Aproveite as dicas para ter uma alimentação balanceada e saudável.

Top