Dicas para o banho de inverno

Quando chega o inverno, tudo o que as pessoas desejam é ficar aquecidas e aconchegadas, embaixo de seus cobertores e agasalhos. O corpo necessita…

Por Editorial MDT em 07/06/2013

Quando chega o inverno, tudo o que as pessoas desejam é ficar aquecidas e aconchegadas, embaixo de seus cobertores e agasalhos. O corpo necessita disso. É por este mesmo motivo que os banhos, nesta estação, costumam ser muito mais quentes. Que coisa maravilhosa é ficar embaixo do chuveiro fervente, por um longo tempo, enquanto o banheiro todo fica tomado de vapor, não é mesmo? Acontece que, enquanto se faz isso, a pele do corpo e os cabelos gritam por socorro. É preciso se cuidar, durante o frio. Veja algumas dicas para o banho de inverno.

Banhos muito quentes são péssimos para a pele e os cabelos (Foto: Divulgação)

Temperatura da água

Por mais que as pessoas queiram regular o chuveiro para a temperatura mais alta, isso é extremamente errado. Embora seja muito prazeroso, existem muitos danos da água quente para a pele e os cabelos. Quanto mais aquecida a água, mais intensa será a perda de gordura e água da nossa pele. Trata-se da camada hidrolipídica (ou manto hidrolipídico), que é responsável por manter a hidratação da cútis. É algo que temos, naturalmente. Entretanto, em altas temperaturas, ela acaba sendo removida. Isso acarreta uma desidratação intensa da pele, após o banho.

No tocante aos cabelos, a água quente estimula a oleosidade e facilita a perda de fios. Portanto, é preciso ter atenção com as madeixas, também.

O ideal é ficar não mais do que 20 minutos, embaixo do chuveiro morno (Foto: Divulgação)

Apesar da necessidade e do prazer ao entrar em contato com a água quente, o banho de inverno não pode ser tomado desta forma. É primordial dar preferência à agua morna ou fria. Embora pareça estranho, muitas pessoas são adeptas do banho gelado, em qualquer estação do ano. Além de não prejudicar a parte externa do nosso corpo, também estimula e energiza os órgãos internos, sendo excelente para os vasos sanguíneos e para o bem estar mental. Assim afirmam seus seguidores. Porém, se você não quer saber de água fria, ao menos tome banhos mornos no inverno e nunca permaneça embaixo do chuveiro, por mais de 20 minutos. Use, também, sabonetes neutros ou hidratantes, além de xampus e condicionadores adequados. É preciso saber como cuidar do corpo e pele no inverno.

Cuidados após o banho

A hidratação intensa é fundamental (Foto: Divulgação)

Se, no verão, já é necessário hidratar a pele, no inverno isso é ainda mais importante. A dica é usar bons hidratantes, tão logo o corpo seja enxugado. Os óleos corporais também são ótimas opções, pois repõem nutrientes e ainda contribuem para proteger a camada hidrolipídica. O choque térmico, ao sair do banheiro quente e cheio de vapor, também não faz bem à pele. Portanto, a dica é levar seus produtos para o banho. Ainda dentro do banheiro, enxugue-se e já aplique o creme ou óleo hidratante.

Top