Dicas para desinchar no verão

Todo mundo alguma vez já se sentiu inchado e acima do peso, mesmo sem sair da dieta ou faltar na malhação. Na maioria dos…

Por Editorial MDT em 27/11/2012

Todo mundo alguma vez já se sentiu inchado e acima do peso, mesmo sem sair da dieta ou faltar na malhação. Na maioria dos casos, esse mal-estar é causado pela famosa retenção de líquidos. Porém, com alguns cuidados simples é possível combater esse incômodo. Pensando nisso, selecionamos dicas para desinchar no verão.

O inchaço pode ser causado pela retenção de líquidos. (Foto: divulgação)

Retenção de líquidos

O inchaço é muito comum no verão. Além de deixar as roupas apertadas, a pessoa fica cansada e sentindo muito desconforto. Normalmente, o inchaço é provocado pela famosa retenção de líquidos no organismo. O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio faz com que sua taxa fique elevada no corpo, favorecendo o acúmulo de água.

A alimentação possui papel fundamental nesse processo de retenção de líquidos. A prática de atividade física também influência na eliminação dos líquidos retidos pelo organismo. Algumas alterações hormonais tornam o corpo mais suscetível a esse tipo de situação, como o nível de progesterona elevado.

Os chás são excelentes opções para desinchar. (Foto: divulgação)

Veja também como acabar com o inchaço do corpo 

Dicas para desinchar no verão

1. Tome chá amarelo: segundo pesquisas, o chá amarelo ajuda a proteger o fígado contra efeitos nocivos de algumas toxinas. Ele também é uma ótima opção para o combate da retenção de líquidos e auxilia na perda de peso.

2. Diminua o consumo de sal: o consumo de sódio em excesso é uma das principais causas da retenção de líquidos, sucessivamente do inchaço. Portanto, deixe o saleiro longe da mesa para evitar o consumo excessivo.

3. Pratique exercícios físicos: principalmente quando você fica muito tempo sentado durante o dia, o ideal é praticar exercícios que movimente o corpo e melhore a circulação sanguínea, evitando o inchaço.

4. Tome muita água: a água possui papel fundamental na hidratação do corpo e combate a retenção de líquidos. Quanto mais água você bebê, maior o volume de sangue e melhor a circulação.

5. Alimentos que desincham: uma alimentação balanceada ajuda a manter a saúde e a boa forma. No entanto, existem alguns alimentos específicos que podem ajudar a desinchar, acabando com a retenção de líquidos.

6. Aposte no chá de hibisco:esse chá estimula a queima de gordura corporal, facilita digestão e combate a retenção de líquido.

A alimentação saudável ajuda a desinchar. (Foto: divulgação)

Veja também retenção de líquido o que fazer contra inchaço 

O inchaço é um problema muito comum no verão. Esse efeito pode ser evitado e tratado através de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Aposte no consumo de chás, verduras, legumes e cereais integrais. Evite também o consumo de sal em excesso, pois ele ajuda a aumentar o acúmulo de líquidos.

Top