Dicas para limpar cortinas e persianas

Veja dicas para limpar cortinas e persianas. Neste post, você vai aprender o passo-a-passo para limpar os acessórios que “vestem” as janelas da sua…

Por Isabella Moretti em 20/01/2016

Veja dicas para limpar cortinas e persianas. Neste post, você vai aprender o passo-a-passo para limpar os acessórios que “vestem” as janelas da sua casa. Medidas simples e fáceis de colocar em prática prometem eliminar a sujeira e deixar a decoração ainda mais bonita.

Dicas para limpar cortinas e persianas. (Foto Ilustrativa)

Dicas para limpar cortinas e persianas. (Foto Ilustrativa)

As cortinas e persianas desempenham papel importante na residência. Elas são responsáveis por assegurar a privacidade de um espaço e também por controlar a entrada de luz. Em alguns cômodos, no entanto, essas peças acabam sujando com facilidade, por isso acaba sendo necessário colocar em prática alguns processos de limpeza.

Leia mais: Decoração com cortinas e persianas

☰ CONTEÚDO

Dicas para limpar cortinas e persianas

Selecionamos algumas dicas para limpar cortinas e persianas. Confira:

Como limpar cortinas?

Experimente limpar as cortinas toda semana para que assim elas não acumulem sujeira. Para fazer isso, basta removê-las do varão e passar o aspirador de pó. Se mesmo assim o tecido continuar sujo, o ideal é colocar na lavadora, com água e sabão em pó (não use amaciante). Lembre-se de bater apenas a cortina (sem o forro). Não acione a opção de centrifugar na máquina e deixe o tecido secar naturalmente no varal.

A limpeza da cortina deve considerar as limitações do tecido. (Foto Ilustrativa)

A limpeza da cortina deve considerar as limitações do tecido. (Foto Ilustrativa)

Algumas cortinas são confeccionadas com tecidos delicados, como é o caso da seda. A lavagem deve acontecer a seco, por isso vale à pena contratar uma empresa especializada para cuidar do serviço. As cortinas de voil, renda e tecidos crus precisam de uma limpeza muito cautelosa para não serem danificadas.

Saiba mais: Cortinas: dicas, como limpar, conservar

Como limpar persianas?

Em alguns cômodos da casa, como é o caso do home office, a cortina é substituída pela persiana. Essa peça é formada por lâminas, que facilitam a tarefa de abrir e fechar. Na hora de cuidar da limpeza, uma dica importante é evitar dobrar o material, pois isso aumenta o risco de criar uma marcação permanente e até mesmo quebrar.

Na hora de limpar a persiana, cuidado para não quebrar as lâminas. (Foto: Ilustrativa)

Na hora de limpar a persiana, cuidado para não quebrar as lâminas. (Foto: Ilustrativa)

Para limpar as persianas, use apenas um pano úmido com detergente para tirar pó. Na sequência, passe uma flanela seca para remover o produto. A limpeza é bem mais prática do que a da cortina, afinal, dispensa o processo de lavagem e o uso de aspirador.

Antes de iniciar a limpeza da persiana, é muito importante ler o rótulo do produto que será utilizado. Dê preferência a uma formulação neutra, ou seja, com PH próximo a 7.

Veja também: Persianas: dicas para comprar

Agora você já conhece boas dicas para limpar cortinas e persianas. Coloque essas recomendações em prática e faça uma manutenção correta das peças. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias de decoração.

 

Top