Decoração Com Cortinas E Persianas

As cortinas e persianas contribuem de forma decisiva com a decoração da casa, acrescentando beleza e funcionalidade aos ambientes. A cada ano surgem novos…

Por Isabella Moretti em 03/03/2011

As cortinas e persianas contribuem de forma decisiva com a decoração da casa, acrescentando beleza e funcionalidade aos ambientes. A cada ano surgem novos modelos no mercado que permitem diferentes combinações, porém é importante ter cuidado para não escolher uma peça extravagante ou com medidas desproporcionais e acabar prejudicando a decoração.

Tanto as cortinas como as persianas são elementos que complementam a decoração de um determinado ambiente, ou seja, elas combinam com os móveis e padrão de revestimento para tornar a atmosfera confortável. As persianas são peças novas que aos poucos ganham evidência no mercado, já as cortinas são mais antigas e são inovadas sempre que possível para se enquadrarem nas novas tendências.

Cada cômodo necessita de um tipo de cortina ou persiana, levando em conta o estilo da decoração predominante e as medidas das janelas. Algumas pessoas sentem dificuldades na hora de optar por uma peça e fazer as combinações no ambiente, por isso é fundamental levar em conta algumas dicas sobre como decorar a casa com cortinas e persianas.

Como escolher cortinas e persianas?

– Cortinas: Há vários modelos de cortinas disponíveis a venda nas lojas, modelos que apostam em estampas e tantas outras formas de acabamento. Para contribuir com a aparência da casa é necessário escolher as cortinas de acordo com as necessidades de cada cômodo. Por exemplo, as peças em cores claras (tons pastéis) e confeccionadas com tecidos leves combinam com as salas modernas e criam uma sensação de amplitude no espaço. Um modelo simples de tecido pode causar um efeito mais bonito na decoração do que qualquer outra peça repleta de estampas.

– Persianas: Aos poucos essas peças estão se tornando as queridinhas da decoração moderna. Práticas, aconchegantes e funcionais, as persianas combinam com todos os tipos de ambientes residenciais. Disponíveis nos modelos verticais e horizontais, esse acessório cria facilidade na hora de abrir e fechar, sendo mais eficaz do que as cortinas convencionais. As persianas também são reconhecidas pelo controle da entrada de luz nos cômodos da casa.

A decoração com cortinas e persianas deve ser feita com bom gosto, criatividade e valorização das principais tendências que predominam na área de design de interiores. Conheça as peças disponíveis no mercado e aproveite as dicas para inovar o visual da casa.

Top