Cortinas: dicas, como limpar, conservar

Cortinas: dicas, como limpar, conservar

Isabella Moretti 22/06/2012 Bem Estar

As cortinas controlam a intensidade da iluminação e garantem privacidade.

As cortinas triunfam na decoração da casa, contribuindo com a funcionalidade e a estética de um ambiente. Elas atravessaram os séculos como elementos essenciais para compor uma residência, desempenhando papel importante em divisões como salas e quartos.

Quando bem escolhidas e instaladas, as cortinas são capazes de controlar a entrada de claridade natural dentro de casa e garantem a privacidade dos moradores. Estas peças que vestem as janelas também se destacam pelo fato de atenuar os ruídos. Além de todas as vantagens mencionadas, as cortinas se revelam ainda essenciais para a montagem de um cômodo charmoso, confortável e elegante.

Dicas para escolher cortinas

A tarefa de escolher a cortina ideal é desafiadora, mas com a ajuda de algumas dicas, fica mais fácil eleger o modelo apropriado para cada ambiente. Em suma, o morador terá que avaliar as principais características da peça, como o tipo de tecido, o sistema de instalação e o acabamento.

A cortina ideal é aquela que combina com a decoração.

Confira algumas dicas infalíveis para tomar a decisão certa:

• Na hora de escolher o tecido de uma cortina, verifique se o caimento é bonito e se a cor do têxtil combina com o restante da decoração. A principal função da cortina no espaço também deve ser levada em conta: se o objetivo é conter a incidência de sol, opte por tecidos pesados, por outro lado, se a proposta consiste em deixar a casa mais arejada e suave, então prefira um tecido leve e transparente.

• Em casos de dúvida com relação à cor da cortina, é recomendado usar branco. Esta cor neutra e clara sempre funciona na decoração, contribuindo com a limpeza e amplitude do ambiente.

• Quanto ao acabamento: as pregas macho aparecem como uma característica de peças elegantes, as pregas americanas retomam a ideia de clássico, as pregas fêmea valorizam o caimento reto, os ilhoses só funcionam com tecidos leves, as argolas são versáteis e o painel é elemento de uma estética moderna.

Saiba mais: Aprenda a escolher a cortina ideal para cada ambiente

Como conservar e limpar cortinas?

A conservação e a limpeza aumentam a durabilidade das cortinas.

Outra questão que costuma deixar as pessoas em dúvida é a forma de conservar e limpar as cortinas. Estas peças estão expostas diariamente a sujeira, poeira e ácaros, por isso é essencial adotar medidas capazes de preservar o tecido sempre bonito e sofisticado. Confira algumas orientações:

• Se for lavar as cortinas em casa, procure retirar os ganchos e os trilhos para fazer a limpeza.

• As cortinas devem ser secas sempre na sombra e nunca em exposição direta ao sol.

• Caso as cortinas brancas tenham ficado amareladas, use bicarbonato de sódio para clareá-las.

• As cortinas de varão são mais fáceis de lavar em casa, pois não possuem ganchos.

• A lavagem das peças de tecidos sintéticos é mais simples do que as de fibras naturais.

• Use aspirador de pó nas cortinas a cada 15 dias.

• A lavagem deve ocorrer duas vezes por ano.

• Não se arrisque lavando uma cortina difícil de lidar em casa, sobretudo se o tecido for muito delicado ou muito pesado. Contrate os serviços de uma boa lavanderia e evite estragar o têxtil com uma lavagem inadequada.

Veja também: Truques de decoração com cortinas

Outros artigos

O estilo de Kristen Stewart: fotos

30/05/2012

O estilo de Kristen Stewart: fotos

[caption id="attachment_455253" align="alignnone" width="264" caption="Kirsten usa vestido tomara que caia e escarpin alto no tapete vermelho. (Foto: divulgação)"][/...

Ofertas de Câmera Digital Profissional

02/11/2010

Ofertas de Câmera Digital Profissional

Ofertas de Câmera Digital Profissional: Hoje viemos falar de um assunto que ira agradar a muitas pessoas de ambos os sexos, principalmente os profissionais da ár...