Dicas para dar banho em gatos

Dentre os animais domésticos mais comuns, estão os cães e os gatos. Todos que já tiveram estes pets sabem que alguns simplesmente amam água,…

Por Editorial MDT em 06/03/2013

Dentre os animais domésticos mais comuns, estão os cães e os gatos. Todos que já tiveram estes pets sabem que alguns simplesmente amam água, enquanto outros a odeiam. Talvez os gatos sejam os mais resistentes ao banho, principalmente quando não foram acostumados a ele, desde pequenos. É importante saber como habituar os bichanos à água e como deve ser o seu processo de higienização. Veja dicas para dar banho em gatos.

Gatos costumam resistir ao banho, mais do que os cães (Foto: Divulgação)

Como acostumar os gatos ao banho

Geralmente, os gatos não gostam muito de ficar presos, por muito tempo. Também podem se assustar com os jatos de água ou com o barulho do secador de cabelo. É importante acostumá-los a estes elementos, desde pequenos, de forma que os banhos sejam algo que não os surpreenda. Do contrário, a cada aproximação com a água ou com o secador, eles ficarão irritados e resistirão. Para acostumar os gatos ao banho pode-se colocá-los em contato com tais elementos, enquanto eles realizam alguma atividade prazerosa. Sempre que possível, a dica é ligar e desligar o secador, perto dele ou, ainda, jogar pequenas gotas de água no bichano, com frequência. Pode-se fazer isso enquanto ele estiver comendo ou brincando com os donos. Assim, ele irá se habituar e, quando for tomar banho, irá associar água ou secador com comida ou atividades das quais ele gosta.

Baldes ou bacias são muito úteis aos banho de gatos (Foto: Divulgação)

Como dar banho em gatos

Dar banho em gatos não difere muito do procedimento com os cães. É preciso, primeiramente, proteger o ouvido do bichano, com um pequeno chumaço de algodão, em cada orelha. Se ele for pequeno, pode-se banhá-lo na pia do banheiro ou no tanque de lavar roupas, desde que a água não esteja fria. Ela deve estar em temperatura ambiente ou morna. Baldes ou bacias também são muito úteis, até porque os gatos costumam ser pequenos.

Com estas dicas, o gato irá aprender a adorar os banhos (Foto: Divulgação)

Pode-se lavar o gato com sabonete neutro ou shampoo especial. Comece pelas perninhas e vá subindo pelo corpo, para que ele se acostume com a temperatura da água. Ensaboe-o completamente, esfregando bem seus pelos e sua pele. Ao terminar, retire todo o sabão e enxugue-o com uma toalha, para retirar o excesso de água. Enquanto faz isso, ligue o secador, ao lado dele, em potência baixa. Comece a secá-lo, delicadamente, com jatos suaves de ar. Esta é uma dica para secar o gato, sem que ele se assuste. Faça isso pelo corpo todo do animal, sem pressa. Ao final, pode-se desembaraçar os pelos e cortar somente o excesso de suas unhas. Prontinho! Seu gato está novinho, em folha!

Entenda os bichanos: Por que os gatos se lambem tanto?

Cuide dos dentes de seu gatinho: Dentes de gatos: como cuidar

Top