Por que os gatos se lambem tanto?

No mundo sabe-se que existem cerca de 250 subespécies de gatos-domésticos, mas com os cruzamentos e com a ciência esse número tem crescido bastante.…

Por Redacao em 24/12/2011

Gato se lambendo (Foto:Divulgação)

No mundo sabe-se que existem cerca de 250 subespécies de gatos-domésticos, mas com os cruzamentos e com a ciência esse número tem crescido bastante.

De personalidade independente, eles se tornaram um animal de companhia bastante apreciado em todo o mundo e apesar de serem conhecidos por sua independência, os gatos são bastante carentes e gostam de chamar atenção. Porém os felinos apresentam variadas manias que podem deixar os donos confusos, ou apenas curiosos para saber os motivos.

E uma das manias mais interessantes dos gatos é a quantidade de vezes que eles se lambem. Segundo alguns pesquisadores da história dos felinos, “Os gatos constantemente lambem o corpo todo, o que lhes rendeu a fama de bichos muito higiênicos. O ritual de passar língua nas patas, lavar a cabeça e orelhas e depois lamber o restante do corpo, nasceu de um instinto de defesa do animal. Após as refeições, os antigos gatos se banhavam para retirar o cheiro do alimento que os impregnava, odor que poderia atrair a atenção de predadores diversos.”

Os gatos se limpam com lambidas (Foto:Divulgação)

Para explicar todo esse misticismo sobre os gatos e suas histórias, de forma mais clara e objetiva: as lambidas ajudam a remover a poeira e sujeira, além de ajudar a alisar os pelos, fazendo com que eles atuem como uma eficiente camada de isolante térmico. No inverno, o gato pode ficar doente sem esta proteção. Já no verão, o umedecimento do pelo ajuda a refrescar. O lamber também pode ser uma forma de aliviar o estresse.

Caso seja perceptível que logo após o toque do dono ele comece a se lamber, não se preocupe, os gatos precisam manter os seus pelos lisos, retirar o cheiro do humano e fortalecer o seu próprio cheiro, pois para o gato o cheiro é muito importante.

O corpo ágil e flexível do gato permite que sua boca alcance quase todas as partes do corpo com bastante facilidade. As patas são especialmente importantes. Se machucadas, o gato perde muito da agilidade e com isso a capacidade de caçar. Enquanto limpa cada pata, ele examina as garras para ver se não ficou nenhum resto de alimento.

Gatos se lambem o tempo todo (Foto:Divulgação)

Muitos mamíferos (incluindo o homem) têm o costume de “lamber o beiço” após a refeição, para remover restos de alimento em torno da boca. Outras partes do rosto felino não são tão facilmente alcançadas; por isso o gato, por exemplo, umedece com saliva a pata dianteira, esfregando-a no pescoço, orelhas, olhos e bigodes, para limpá-los.

Quando o gato está limpo, seu pelo fica ligeiramente úmido por causa da saliva, porém ele logo fica seco e fofo. Por isso a importância da lambida, ela ajuda a espalhar as secreções oleosas sobre a superfície e assim repelir os germes.

Top