Dentes de gatos: como cuidar

O cuidado com os dentes do gato é muito importante. Não higienizar a boca do felino pode fazer muito mal a saúde do mesmo,…

O cuidado com os dentes do gato é muito importante. Não higienizar a boca do felino pode fazer muito mal a saúde do mesmo, causando diversas doenças, como a periodontite. Pensando em contribuir com a saúde dos animais, selecionamos dicas de como cuidar dos dentes do seu gato de estimação. Confira.

Os dentes do seu gato devem ser cuidados com carinho. (Foto> divulgação)

Saúde bucal dos gatos                                 

Os gatinhos de estimação também necessitam de uma boa higiene bucal para sua saúde. Ao contrário do que muita gente pensa, esses animais precisam de uma boa escovação nos dentes, para que fiquem sempre limpinhos e livres de doenças.

A prática de escovar os dentes do gato diminui as chances dele adquirir doenças bucais, que é um dos problemas mais comuns dos felinos. Um exemplo delas é a doença dentária ou periodontite que pode ser muito grave, levando a perda ou enfraquecimento dos dentes.

Veja também gatos idosos cuidados e como se alimentar 

Placas e tártaro nos gatos

A placa bacteriana é formada devido ao acúmulo de resíduos, bactérias, comida e saliva do gato. Quando a placa não é retirada, ela se transforma em tártaro, de cor amarelada ou marrom e mais resistente que a placa. O acúmulo de tártaro pode causar a gengivite, que é uma inflamação das gengivas do gato, podendo levar a periodontite.

A doença dentária ou periodontite é comum em gatos. Estima-se que cerca de 70% desses bichinhos apresentem a doença até os dois anos de idade. O problema causa muita dor e pode levar a complicações mais graves como a perda de dentes, infecções e doenças em outras partes do corpo, como fígado e pulmão.

A escovação periódica dos dentes do gato previne várias doenças. (Foto: divulgação)

Sinais da falta de higiene bucal

  • Mau hálito nos gatos;
  • Dificuldade de se alimentar e mastigar;
  • Tártaro, de cor amarelada ou marrom;
  • Sangramento gengival;
  • Inflamação e gengivas avermelhadas;
  • Queda dos dentes de forma inesperada;
  • Cáries nos dentes.
Leia Também:  Raças de cães que latem pouco

Dicas de como cuidar dos dentes do seu gato

Dentre os cuidados com os dentes do seu gatinho, existem três que são essenciais e obrigatórios para garantir a saúde bucal desses bichinhos de estimação. Veja:

  • Escovar os dentes com frequência (de preferência todos os dias);
  • Adotar uma alimentação especial que ajude na proteção e limpeza dos dentes do gato;
  • Levar o gato ao veterinário, pelo menos a cada 6 meses para realização de exames e limpeza dos dentes.

    A alimentação dos gatos é muito importante para proteger os dentes. (Foto: divulgação)

Veja também gatos agressivos como, como lidar 

Os bichinhos de estimação são nossos grandes amigos e por isso merecem cuidados especiais. A saúde bucal dos gatos é muito importante para o bem estar físico dos mesmos. Portanto, escove os dentes do gatinho com frequência, dê a ele somente alimentos de qualidade e leve sempre ao veterinário para uma consulta mais detalhada.

Top