Dicas para consumir menos açúcar

O açúcar é o grande vilão das dietas. Pelo menos é isso que pensam grande parte das pessoas. De fato, o alimento saboroso dá…

O açúcar é o grande vilão das dietas. Pelo menos é isso que pensam grande parte das pessoas. De fato, o alimento saboroso dá gosto a tantas comidas, mas favorece o sobrepeso, pois contém muitas calorias e o consumo excessivo de açúcar pode afetar o cérebro, prejudicando a memória e o aprendizado.

Leia também: Dicas para comer doce durante a dieta

Coma doces com moderação (Foto: Divulgação)

Porém, quem considera comer doce um vício necessário para a sua rotina diária ser amenizada e mais prazerosa, separamos algumas dicas para que o açúcar seja consumido na dose certa. Não é fácil controlar a alimentação, mas é necessário para ter uma saúde de ferro. O açúcar, assim como outros itens que fazem parte da dieta, pode ser ingerido, desde que em quantidades menores. Veja a seguir alguns conselhos:

Evite itens ricos em açúcar e pouco nutritivos

A relação custo benefício dos alimentos devem ser avaliadas para que você consiga ter uma saúde exemplar. Para diminuir o consumo do açúcar no seu dia a dia, levar em consideração os benefícios dos alimentos e a dosagem de açúcar é necessário. O refrigerante, por exemplo, deve ser cortado do cardápio e ingerido como uma forma de exceção, pois não possui vitaminas e nutrientes, mas em compensação a quantidade de açúcar é alta. O mesmo vale para quem está habituado a beber sucos em pó.

Saiba mais sobre: Dicas para controlar a vontade de comer doces

Substituições são importantes para diminuir consumo de açúcar

É importante fazer algumas substituições no cardápio, além das exclusões de alimentos, para diminuir a quantidade de açúcar consumido. Por exemplo, de sobremesa, troque as guloseimas por frutas da estação. Para adoçar cafés, chás e no preparo dos doces, use o mel ou aos adoçantes à base de estévia. Mas, se mesmo diante dessas dicas você ficar com muita vontade de comer aquele chocolate com a dose máxima de açúcar, então, coma somente um pedacinho e não uma caixa toda. A sua saúde agradece.

Cuidado com o excesso de açúcar na alimentação (Foto: Divulgação)

Preocupação com a saúde e o consumo do açúcar

A pré-diabetes é um risco eminente na saúde dos brasileiros. A situação acontece quando a taxa de açúcar no sangue varia entre 100 e 125 mg/dl. A partir desse momento a pessoa já é considerada diabética.  Estudes recentes mostraram que 12% da população brasileira tem a pré-diabetes e 15% são diabéticas. Por isso, o controle do açúcar na dieta não deve ser pensado como medida de manutenção de peso e beleza, mas também algo que é fundamental para a saúde.

Leia Também:  Batons líquidos marcas e preços

Top