Maracujá: aprenda a fazer molhos e sobremesas com a fruta

O maracujá é uma fruta originária das zonas tropicais e subtropicais da América e o seu sabor pode ser azedo ou adocicado. Além de…

O maracujá é uma fruta originária das zonas tropicais e subtropicais da América e o seu sabor pode ser azedo ou adocicado. Além de podermos aproveitar o seu fruto, as flores são muito bonitas, podendo ser usadas como ornamentos. Pelas suas características inconfundíveis, a flor do maracujá é conhecida como a Flor da Paixão porque ela tem uma cora de espinhos, três pregos e cinco chagas, assim como Jesus foi crucificado.

O maracujá também tem propriedades calmantes e é usado principalmente em forma de suco para quem tem uma vida muito estressante e sofre de insônia. Também pode ser usado para chás, sem falar que é uma ótima fruta para a confecção de molhos para serem utilizados em receitas salgadas. O molhos de maracujá são deliciosos e acompanham muito bem peixes, porcos e frangos. Uma das receitas mais fáceis de molho de maracujá leva meia xícara de chá de suco de maracujá, uma xícara de chá de água, duas colheres de sopa de mel e meia colher de sopa de amido de milho. Então, leve todos esses ingredientes ao fogo e misture-os bem por cinco minutos e pronto, já pode ser servido com a sua carne favorita.

Já para acompanhar costelinhas de porco assadas, nada melhor que um molho de maracujá com tomilho. Para fazê-lo, você precisará de uma cebola média ralada, quatro colheres de sopa de tomilho em folhas, cinco colheres de sopa de azeite espanhol, uma xícara de chá de polpa de maracujá com sementes, duas colheres de sopa de açúcar e sal e pimenta do reino a gosto. Para preparar as folhas do tomilho, lave-as e seque-as com papel toalha.

A receita começa com o azeite esquentando na panela e a cebola e o tomilho fritando nele. Depois, junte a polpa do maracujá, uma xícara de chá de água, o açúcar, o sal e a pimenta do reino. Misture bem por sete minutos ou até o volume diminuir e retire o molho do fogo para servi-lo com as costelinhas.

Continuar Lendo  Maquiagem Surf, Baby! Chega ao País

A mousse de maracujá, além de ser deliciosa, é muito fácil de ser feita. Os ingredientes são: duas caixas de gelatina de maracujá, duas xícaras de chá de água quente, meia xícara de chá de suco de maracujá, duas xícaras de chá de leite, uma lata de leite condensado e uma lata de creme de leite sem soro. Primeiro, faça a gelatina, misturando o pó à água quente. Então, basta misturar todos os ingredientes no liquidificador, colocar a mistura em uma travessa e deixá-la gelar no refrigerador até ficar consistente.

O maracujá é uma fruta que vai bem com qualquer tipo de prato, seja doce ou salgado. O seu gosto peculiar combina tanto como prato principal, no caso das sobremesas como em coberturas de bolos, tortas ou pavês. Nas receitas salgadas, os molhos dão o toque especial às carnes, que ganham sabor levemente adocicado e azedo. Como suco, é refrescante, principalmente se for batido no liquidificador com algumas folhas de hortelã e gelo e, em forma de chá, é só colocar um pouco de polpa de maracujá para ferver e acrescentar açúcar. Aguce o seu paladar com o maracujá!

Top