15 alimentos que fortalecem os cabelos

Você sabe quais são os 15 alimentos que fortalecem os cabelos? Cabelos tem a tendência de perder o brilho e a hidratação com a falta…

Por Redacao em 25/05/2015

Você sabe quais são os 15 alimentos que fortalecem os cabelos? Cabelos tem a tendência de perder o brilho e a hidratação com a falta de cuidado que acaba acontecendo na correria do dia a dia. Além disso o secador, chapinha, alta temperatura da água no chuveiro e até mesmo o sol podem ressecá-los e enfraquecê-los. Saiba como reverter essa situação comendo os alimentos certos.

Confira: Cicatricure contra cicatrizes e manchas de Acne

Cabelos fortes precisam de uma série de cuidados que envolvem até mesmo a alimentação (Foto: Divulgação)

15 alimentos que fortalecem os cabelos

O enfraquecimento dos cabelos pode ter inúmeras causas. Entre elas, a tendência individual (genética) e até mesmo a presença de anemia, hipotiroidismo, doenças que dificultam a absorção de nutrientes dos alimentos, dieta severa.  Além disso, pessoas com carência de vitaminas como ferro, zinco, biotina, vitamina B12, também podem resultar em cabelos fracos. Confira abaixo 15 alimentos que fortalecem os cabelos:

1 – Ameixas

Ameixa são uma fonte de ferro. Embora ainda não esteja claro como ferro ajuda o cabelo, já se sabe que os indivíduos com deficiência de ferro podem sofrer profundas mudanças em seus cabelos, incluindo perda de cabelo, ressecamento, afinamento, rigidez e descoloração.

2 – Ervilhas verdes

Ervilhas verdes oferecem uma vasta gama de vitaminas e minerais em quantidades razoáveis, incluindo aqueles que são importantes para um cabelo saudável, como vitaminas B, ferro e zinco (deficiências destes elementos têm sido associados às cabelos insalubres).

3 – Camarão

Camarão é uma excelente fonte de vitamina B12, ferro e zinco – vitaminas e minerais essenciais que você precisa em sua luta contra a queda de cabelo.

Leia também: Maquiagem escura para pele branca passo a passo

A alimentação saudável trás benefícios para todo o corpo (Foto: Divulgação)

4 – Aveia

A aveia contém muitos outros nutrientes importantes, como zinco, ferro e ácidos graxos ômega-6, que são essenciais para uma pele saudável, crescimento e desenvolvimento de pelos.

5 – Feijão

O feijão não é apenas uma fonte de ferro e zinco, mas também uma grande fonte de proteína. Estudos têm demonstrado que a deficiência de proteína pode levar a cabelos gravemente insalubres ou perda de cabelo, mais especificamente.

6 – Nozes

As nozes são uma das melhores aliadas dos cabelos saudáveis. Contêm mais ácidos graxos ômega-6 do que qualquer outro alimento, também são ricas em zinco, ferro, vitaminas B (B1, B6 e B9), e muita proteína.

7 – Sementes de abóbora

As sementes de abóbora contêm todos os nutrientes que seu cabelo precisa, como proteína, ácidos graxos ômega-6, zinco e ferro.

8 – Ovos

Ovos contêm nutrientes essenciais em grandes quantidades. Isto inclui proteínas, vitamina B12, ferro, zinco e também ácidos graxos ômega-6. Além de serem uma rica fonte de biotina (vitamina B7), que é muitas vezes prescrita juntamente com outros medicamentos para combater a queda de cabelo.

9 – Espinafre

O espinafre é ótimo para o cabelo: por ser rico em ferro e clorofila, ele ajuda no equilíbrio da oleosidade do couro cabeludo, no fortalecimento da raiz e na normalização do ciclo do crescimento dos fios.

10 – Sardinhas

Sardinhas são um alimento repleto de proteína, ferro, zinco, ômega-3, vitamina D e  vitamina B12.

11-  Morangos

O morango é ótimo para quem deseja que o cabelo cresça. Por conter flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo, o morango tem o poder de fazer com que os fios cresçam mais rápidos, mais resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Além da alimentação, é preciso cuidar com químicas no cabelo, secador, água quente demais, entre outros (Foto: Divulgação)

12- Cenoura

A vitamina A presente na cenoura tem o poder de nutrir as células do couro cabeludo e de controlar a oleosidade natural do fio. Além disso, por ser rica em betacaroteno, a cenoura ainda age como um antioxidante que combate a ação dos radicais livres, evitando a queda dos fios.

13- Pepino

Por ser fonte de silício e enxofre, o pepino tem o poder de deixar os cabelos mais fortes.

14- Castanha do pará

Além de ser extremamente saborosa, a castanha-do-pará é rica em zinco, que evita que o cabelo fique fino, quebradiço e sem brilho.

15- Soja

Fonte de proteína, nutriente que compõe 97% do cabelo, a soja também contém biotina, um nutriente que previne que o cabelo fique quebradiço.

 

Causas para a queda de cabelo

A perda dos cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Todos nós perdemos cerca de 80 fios de cabelo por dia. Assim como as nossas células cutâneas, os nossos cabelos são renovados naturalmente. No entanto, diante de determinados fatores, o processo de queda de cabelos pode se acelerar.

Leia mais: Penteados para noiva moderna 2015

O enfraquecimento causa a queda de cabelo (Foto: Divulgação)

  • Genética (o problema passa de pais para filhos).
  • Má-alimentação (falta de vitaminas).
  • Doenças ou cirurgias de grande porte.
  • Anemia, deficiência de zinco ou de magnésio.
  • Tabaco.
  • Período pós-parto (2 a 4 meses, em média, após o parto).
  • Tratamento quimioterápico (pode levar a uma perda geral e total de pelos e outros anexos da pele, em homens ou mulheres, fazendo com que fiquem carecas. Algum tempo após o final do tratamento, os cabelos crescem novamente e voltam ao seu normal).
Invista nos 15 alimentos que fortalecem os cabelos e evite a queda ou enfraquecimento das suas madeixas!

Top