Dicas para Ceia de Natal

Natal é época de presentes, fraternidade, reflexão e, claro, muita comilança! Faltando menos de um mês para a celebração, o Mundo das Tribos traz…

Natal é época de presentes, fraternidade, reflexão e, claro, muita comilança! Faltando menos de um mês para a celebração, o Mundo das Tribos traz uma seleção especial de dicas para a sua ceia natalina! E tudo em três opções, tradicional, econômica e light, confira!

Entrada da Ceia de Natal 

Entrada de Ceia de Natal

Um dos petiscos mais tradicionais de antes da ceia de Natal são os vários tipos de frutas secas, como nozes, passas, macadâmias, castanhas de caju e do Pará. Para incrementar, um sanduichinho de mini pães de queijo recheados com pernil ou lombo também caem bem. Pronto, você já tem a entrada da ceia natalina.

Caso a grana esteja curta, uma boa opção é substituir as frutas secas por frutas da estação, como melancia, abacaxi, laranja, melão e banana. Além de ser mais barato, esta opção traz cores para a sua mesa, compondo um ambiente mais colorido e alegre. Os pães de queijo também podem ser substituídos por torradinhas de pão de sal ou até mesmo por bisnaguinhas de pão de leite, tipo bisnaguinhas Seven Boys.

Para os que querem uma ceia mais ligth e saudável, podem seguir com as frutas da estação do nosso menu econômico. Outra opção são as cenourinhas em forma de bastão, uma salada de tomate seco e mussarela de búfala, palitinhos de kani e casquinhas gratinadas de palmito, uma entrada muito saborosa e saudável!

Prato Principal da Ceia de Natal 

Peru de Natal

Natal é época de peru e em uma ceia tradicional não pode faltar a ave. Molhos de frutas, como laranja ou manga, combinam bem com a carne de peru, assim como molhos com base de vinho. Para acompanhar, arroz à la grega e a tradicional farofa de passas, além de uma salada de folhas verdes. Uma outra opção é substituir o arroz à la grega pelo piemontês, mais molhadinho e que contrasta bem com textura do peru.

Caso o peru esteja fora do orçamento da sua família, existem várias opções mais baratas e igualmente deliciosas. Uma boa alternativa é trocar a ave pela carne suína. Uma boa receita de lombo com molho de frutas, especialmente laranja, lima ou limão, tem tudo para roubar os holofotes da ceia natalina. Além do lombo você pode tentar o carré de porco ou até mesmo o pernil.

Se prefirir continuar com a carne branca, o melhor substituto para o peru é mesmo o frango. Mas nada da versão assada dos domingos, para o natal o frango merece uma receita mais elaborada, um molho à base de laranja cai muito bem! Para a farofa, uma opção para não perder no gosto e no bolso é substituir as passas por bananas. Um arroz branco com ervas que encontramos em qualquer mercado brasileiro, como salsinha, louro ou manjericão, é uma opção deliciosa e altamente econômica.

Já quem quer uma opção mais leve, uma boa alternativa é o peru ao molho de manga, acompanhado de arroz integral com quinua, linhaça e brotos de soja,alé de uma salada de rúcula, alface crespa ou americana, kiwi e tomatinhos cereja. A mesa ficará colorida, cheirosa e o sabor é indescritível. Se a idéia é abolir as carnes, uma boa alternativa é a paella vegetariana, acompanhada de salada de aveia e folhas e o mesmo arroz integral com quinua, linhaça e brotos de soja.

Sobremesa de Natal

Sobremesas de Natal

A sobremesa mais tradicional do Natal são as rabanadas, aquelas fatias fritas de pão de trigo passadas no ovo e em calda açucarada e canela. Os pavês também costumam fazer sucesso, duas boas opções são o pavê de bombom sonho de valsa ou o de biscoito de champagne.

Para quem quer economizar, as rabanadas seguem em alta, podendo inclusive aproveitar aquele pãozinho que sobrou o café da manhã. Outra opção é o panetone tradicional que você pode incrementar com um recheio de brigadeiro.

Para os saudáveis, uma ótima alternativa é a torta de ameixa com suspiro. Mas outra opção ainda mais light é a salada de frutas, só que com um toque especial no natal, agregando morango e kiwi às tradicionais frutas encontradas nesta sobremesa.

Para beber 

Bebidas para Natal

Não tem jeito, Natal é época de beber champagne, pelo menos antes da ceia. Na hora do prato principal a boa pedida é o vinho, tinto ou branco, escolha aquele que melhor combinar com o cardápio escolhido para a ceia natalina.

Uma dica para economizar, é a opção de trocar o champagne pela sidra. Hoje existem boas opções de sidra no mercado brasileiro, mantendo o sabor e o glamour das champagnes sem onerar os bolsos. Para acompanhar o prato principal o vinho não deve ser descartado, hoje a variedade é imensa e é possível encontrar bons vinhos com preços extremamente acessíveis.

Para quem não quer passar nem perto da ressaca natalina, uma ótima opção são os drinks e coquetéis não alcoólicos, a maioria à base de sucos de frutas. Batidas e raspadinhas são as alternativas mais comuns e destacamos aqui a deliciosa Batida de Nozes que leva dez uvas, uma cenoura média, um copo de suco de abacaxi e uma colher de nozes picadas, tudo batido no liquidificador, bem simples de fazer e super saboroso.

Vocês podem acessar nossa página de Receitas de Natal e conferir outras sugestões deliciosas.

Então é isto, seja tradicional, econômica ou light, você tem tudo pra fazer uma ceia de Natal deliciosa!





Este artigo possui 1 comentário

  1. janete
    Publicado em 18/12/2011 às 2:57 PM [+]

    adorei todas as dicas estava meio pérdida ,


Top