Dicas de etiqueta para quem namora colega de trabalho

Dicas de etiqueta para quem namora colega de trabalho

Mandar no coração nem sempre é uma tarefa fácil, de forma que pode acontecer o caso de nos apaixonarmos por alguma pessoa do local…

Por Paulo Lima em 08/07/2013

Mandar no coração nem sempre é uma tarefa fácil, de forma que pode acontecer o caso de nos apaixonarmos por alguma pessoa do local onde trabalhamos, com quem já se tem uma convivência diária. Porém, namorar um colega de trabalho, apesar de parecer maravilhoso, é algo complicado que pode inclusive prejudicar para sempre a carreira profissional do casal.

Por isso, para você que deseja evitar todo e qualquer empecilho na vida pessoal e no ambiente corporativo, veja a seguir algumas regras de etiqueta para namorar no trabalho:

Conheça algumas regras para quem namora no trabalho (Foto: Divulgação)

Tenha uma séria conversa

Antes de contar para todo mundo sobre a novidade, confira se não existe uma política da empresa acerca de relacionamentos amorosos. Como este assunto é algo complexo, muitas empresas não aceitam, devido o desempenho de seus funcionários caírem ou se modificarem quando o casal sofre alguma desavença. Assim sendo, a melhor saída é sempre conversar com o companheiro e pedir que lá dentro este a trate de maneira igualitária aos demais. É necessário adotar uma personalidade profissional e impessoal, jamais misturando a vida do casal com a vida no trabalho.

Poderão ocorrer situações desagradáveis, porém ambos deverão controlar os ciúmes no namoro e adotar a mesma postura impessoal e profissional que se faz necessária dentro de uma empresa.

Jamais adote uma postura pessoal no ambiente corporativo (Foto: Divulgação)

Controle seus impulsos

Mesmo que bata aquela saudade, é sempre bom ser discreto e não perder a atenção sobre aquilo o que está sendo feito. Você pode não perceber, porém os outros trabalhadores percebem que o casal se vê com frequência, de forma que a eficiência no trabalho, mesmo que não seja prejudicada, pode gerar polêmicas e uma má avaliação por parte dos colaboradores.

Por isso, combinem horários como o do almoço ou do coffee break e procurem manter a amizade e o respeito dentro deste ambiente. Além desta atitude fortalecer o relacionamento e o respeito, também não gerará um comportamento apartado de um profissional que vive apenas em seu pequeno círculo social, o qual as empresas detestam.

Encontre com o seu companheiro nos horários não comerciais (Foto: Divulgação)

Seja transparente

Ao namorar um companheiro de trabalho e ter a união concretizada e bem séria, informe a chefia, a fim de evitar fofocas e que os seus supervisores fiquem sabendo a partir de terceiros. Evite falar sobre o assunto, porém não negue a verdade caso alguém lhe pergunte. Todavia, jamais leve a vida pessoal para os seus outros companheiros como também supere as dificuldades do trabalho e não as traga para a relação.

Procedendo desta forma, você poderá crescer ainda mais dentro da companhia, tendo o apoio de seu parceiro e de todos ao seu redor. Boa sorte!

Top