Como superar dificuldades no trabalho

Estar em um bom momento profissional e feliz com a carreira é o desejo da maioria das pessoas. Alguns eleitos já chegaram a esse…

Por Editorial MDT em 16/05/2013

Estar em um bom momento profissional e feliz com a carreira é o desejo da maioria das pessoas. Alguns eleitos já chegaram a esse estado de plenitude, outros ainda estão enfrentando dificuldades no trabalho e podem perder o cargo de uma hora para outra. Para evitar que isso aconteça, selecionamos dicas de como superar as dificuldades no trabalho.

É preciso aprender a lidar com as dificuldades no trabalho. (Foto: divulgação)

Dificuldades no trabalho

Lidar com os problemas e as pressões do trabalho é cada dia mais comum em um mundo tão competitivo entre as empresas. Um dos meios para superar essas adversidades é a capacidade do indivíduo de lidar com os problemas, também conhecida como resiliência.

Esse conceito da psicologia veio da física e é definido como a capacidade das pessoas de lidarem com os problemas, superarem obstáculos ou resistirem à pressões de várias situações. O estresse é um dos principais, sendo necessário que o individuo se adapte a todas as situações sem entrar em surto psicológico.

O trabalho em equipe ajuda a superar as dificuldades. (Foto: divulgação)

Veja também parábola, enfrentando as dificuldades 

Como superar dificuldades no trabalho

1. Tenacidade: essa característica é tida pela persistência de alcançar uma meta. Isso é essencial para ter a capacidade de resistir as pressões para obter resultados extraordinários.

2. Controle do temperamento: é a capacidade de lidar melhor com as emoções. No trabalho, existem situações que nos deixam abalados, mas com o controle de temperamento podemos evitar as brigas e situações de crise.

3. Flexibilidade mental: a falta de flexibilidade mental pode dificultar a aceitação das mudanças. O profissionalismo atual exige transformações constantes, sejam nos momentos de crises econômicas ou para adaptação de novas tecnologias.

4. Abertura para solucionar problemas: trata-se de uma maior facilidade para encontras os problemas e solucioná-los. Ter paciência e facilidade para resolver problemas é muito valorizado.

5. Articulação social: as pessoas com baixa competência para articulações sociais, quando enfrentam um problema, ficam isoladas dos colegas, o que pode dificultar ainda mais a resolução da situação. A habilidade para fazer parcerias é muito importante para determinar os resultados.

6. Empatia: é a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias dela. Isso é importante para aprender a lidar com a diversidade, seja ela qual for.

7. Proatividade: a primeira reação diante de um obstáculo é fazer algo a respeito. Isso pode parecer muito simples, mas inúmeras pessoas não conseguem e ficam apenas paralisadas.

É preciso ter muito jogo de cintura para lidar com as dificuldades no trabalho. (Foto: divulgação)

Veja também estresse financeiro, o que é, sintomas 

As dificuldades no trabalho fazem parte vida dos profissionais, por isso é preciso saber como lidar com elas. Ter controle do temperamento, empatia, proatividade, flexibilidade mental e tenacidade são essenciais para lidar com as dificuldades de trabalho.

Top