Dicas para acampar com a família, lugares, fotos

Aproveitar um feriado prolongado, as férias ou mesmo um fim de semana para acampar com a família é uma ótima opção para quem está…

Aproveitar um feriado prolongado, as férias ou mesmo um fim de semana para acampar com a família é uma ótima opção para quem está em busca de estreitar e reforçar os laços familiares e conhecer novos lugares, ficando mais perto da natureza e se distanciando um pouco da rotina nas grandes cidades.

O acampamento proporciona à família conhecer hábitos diferentes daqueles que estão acostumados e trocar experiências com novas pessoas, além de oferecer a oportunidade de curtir um belo nascer ou pôr do sol, vestir roupas mais informais, brincar com os filhos sem se preocupar com as horas e sentir os aromas e os sons da natureza. Durante a noite, um ótimo programa é olhar para o céu e aproveitar a chance de ver milhares de estrelas.

O que levar

Para garantir um bom período de descanso no acampamento com a família é bom fazer uma lista dos materiais que você deve levar com bastante antecedência. Começando pela barraca, pode ser necessário levar mais de uma, dependendo do número de pessoas da família e do tamanho da barraca, que deve ser confortável e ter como base um material resistente.

Com relação a outros itens, a quantidade varia de acordo com o tempo que a família ficará acampada, mas basicamente é preciso levar saco de dormir, colchão inflável, caixa térmica (ou um pequeno refrigerador), produtos para a higiene pessoal e primeiros socorros, lanternas, canivetes, copos, talheres, panelas, cadeiras ou banquinhos, fogão para camping, comidas e bebidas suficientes para todos os dias e roupas limpas.

Na hora de escolher as roupas não se esqueça de levar agasalhos e cobertores, pois nestas áreas abertas normalmente é frio durante a noite. Além disso, a chuva pode aparecer de repente e mudar bastante o tempo.

Lugares

Em praticamente todo o Brasil há ótimos lugares para se acampar. Em alguns deles há boas estruturas, com energia elétrica, banheiros, segurança privada, refeitório e outros mimos. E existem também aqueles em que só se encontra o que a natureza tem a oferecer, bastando você chegar e montar a estrutura. Procure informações antes de se decidir por determinado local.

Alguns dos lugares mais procurados para acampar no país são:

– Serra do Cipó (MG)

– Chapada dos Veadeiros (GO)

– Parque Estadual Pico Marumbi (PR)

– Cachoeira dos Pretos (SP)

– Parque Estadual do Jalapão (TO)

– Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

– Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ e SP)

Além desses lugares mais conhecidos, também é possível acampar em sítios, chácaras e casas de campo de amigos e familiares, ou ainda em um local mais próximo à natureza, sem muito mato (para não atrair uma grande quantidade de insetos), desde que a segurança seja garantida.

Fotos

 

 

 

 

 

Top