Cuidados com as roupas brancas

As roupas brancas fazem parte da vida da maioria das pessoas, exceto aquelas que elegeram outras cores como exclusivas, em sua rotina. O branco…

As roupas brancas fazem parte da vida da maioria das pessoas, exceto aquelas que elegeram outras cores como exclusivas, em sua rotina. O branco transmite paz e leveza, além de refletir a luz, com mais eficiência, fazendo com que o tecido absorva menos calor. Por isso, são ideais para o verão. Também há os casos em que o uso diário de branco é obrigatório, devido à profissão exercida. Manter as peças sempre branquinhas é uma tarefa difícil, pois qualquer coisa pode manchá-las, dada a visibilidade maior da sujeira, dada pela brancura do tecido. Não há como disfarçar. Por isso, é importante ter certos cuidados com as roupas brancas, diariamente; caso contrário, elas poderão ter manchas pontuais ou ficar amareladas, com o decorrer do tempo.

É importante separar as roupas brancas de outras peças, antes de lavá-las (Foto: Divulgação)

Como lavar roupas brancas

Os cuidados começam com a lavagem. Embora a finalidade deste processo seja a limpeza da peça, lavar roupas brancas de forma inadequada poderá manchá-las. Para começar, deve-se separá-las das roupas de outras cores. Dependendo do tecido, as outras roupas poderão manchar o branco. O resultado pode ser uma cor que nunca mais irá sair. Portanto, lave-as, separadamente.

Quando se constatam manchas em roupas brancas, antes de lavá-las, é preciso, primeiro, cuidar deste problema, pois o processo normal de lavagem pode não ser eficaz. O ideal é mergulhá-las em alvejante, à base de água oxigenada. Os produtos à base de cloro não são tão eficientes e ainda podem deixar as peças amareladas. Em qualquer dos casos, não se deve exagerar, no tempo de molho, pois as substâncias danificam os tecidos, fazendo com que durem menos.

É indicado virar as peças, no avesso, ao colocá-las no varal (Foto: Divulgação)

Sabão e amaciante devem ser dissolvidos no recipiente; somente depois, coloca-se a roupa branca. Isso evitará que surjam manchas dos próprios produtos (que, geralmente, são coloridos), que devem ser removidas, à mão.

Leia Também:  Anel da pureza: o que é, significado

Na hora de colocar a roupa branca no varal, é indicado virá-la, do lado avesso. Assim, evitam-se sujeiras de poeiras ou moscas, depois de tanta trabalheira, na lavagem. Se o tecido for delicado, prefira deixá-lo secar, à sombra.

Como guardar roupas brancas

Com cuidados, as roupas brancas duram muito mais tempo (Foto: Divulgação)

Os cuidados não se encerram, apenas com a lavagem. O armazenamento das peças também é importante. Elas devem estar protegidas da luz, pois esta, com a passagem do tempo, pode manchar o tecido. Além disso, dentro do guarda-roupa também entra poeira, embora não vejamos. Para evitar roupa branca amarelada, o ideal é guardá-las em sacos de TNT, pois estes irão protegê-la da sujeira, enquanto permitem a ventilação, evitando a umidade.

Saiba como tirar as manchas: Saiba como tirar manchas de roupas brancas

Veja os cuidados de uso: Roupas brancas, cuidados para usar

Top