Correr reduz sintomas de depressão pela metade

Correr três vezes por semana é tão eficiente quanto o uso de antidepressivos, é o que afirma um levantamento feito pelo dr. Trivedi, diretor…

Por Editorial MDT em 09/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

Correr três vezes por semana é tão eficiente quanto o uso de antidepressivos, é o que afirma um levantamento feito pelo dr. Trivedi, diretor do programa de pesquisa sobre transtornos do humor da Universidade Southwestern, do Texas.

Pela primeira vez especialistas conseguiram demonstrar que a prática de atividades aeróbicas durante 30 minutos pelo menos três dias semanalmente reduz quase pela metade os sintomas de uma depressão moderada. A descoberta é importante para os 150 milhões de indivíduos em todo o planeta que sofrem com a doença.

O estudo analisou, durante alguns anos, cerca de 70 participantes, de 20 a 45 anos, com sintomas moderados da doença. Eles foram repartidos em quatro grupos que realizam atividades físicas em diversas intensidades.

As pessoas que desempenharam atividades aeróbicas de modo moderado ou intenso – cerca de 30 minutos – durante três a cinco dias toda semana, sentiram uma diminuição de 47% de seus sintomas depressivos depois de 3 meses. Já aqueles que realizaram atividades de menor intensidade três dias semanalmente, os sintomas reduziram cerca de 30% e no grupo que cumpriu atividades de flexibilidade durante 15-20 minutos, a redução foi de 29%.

Estas respostas, experimentada pelos participantes é semelhante aos resultados obtidos com medicamentos antidepressivos, explicam os autores. Embora existam inúmeros tratamentos para amenizar os sintomas da depressão, muitas pessoas custam a procurar ajuda, já que muitas vezes há preconceito associado a doença.

Os exercícios proporcionam um tratamento alternativo, que pode ser indicado a quase todos que sofrem com o mau, já que não acarretam efeitos colaterais danosos.

Top