Crianças deprimidas: sintomas, como identificar

Diferente do que muitos pais pensam, algumas crianças podem apresentar alteração de comportamento como um sinal de depressão. Porém, poucos conseguem identificar de forma adequada essa mudança,…

Diferente do que muitos pais pensam, algumas crianças podem apresentar alteração de comportamento como um sinal de depressão. Porém, poucos conseguem identificar de forma adequada essa mudança, o que pode retardar o início do tratamento. Saiba como identificar os sintomas das crianças deprimidas.

Saiba mais sobre as crianças com problemas de autoestima

A depressão pode acometer crianças de todas as idades. (Foto: divulgação)

Aprenda a reconhecer os sintomas de depressão entre as crianças

Normalmente, crianças deprimidas exibem alguns sintomas que afetam as quatro esferas do modelo cognitivo, assim como os relacionamentos interpessoais. Dessa forma, os sintomas podem variar entre o humor deprimido ou triste e a irritabilidade excessiva. Vale ressaltar que os pais são as principais pessoas que podem avaliar a alteração de comportamento das crianças.

Outras alterações muito frequentes das crianças deprimidas

As crianças deprimidas podem se apresentar raivosas, irritáveis, facilmente aborrecidas e, ainda, rabugentas. Além disso, os filhos que estão deprimidos podem se sentir mais frágeis e, frequentemente, inúteis em relação a tudo que fazem, acreditando serem incapazes. Esse sentimento de inutilidade é o mais preocupante, pois está associado a pensamentos suicidas ou desejo de morrer.

Os pais são as primeiras pessoas a desconfiar das alterações de comportamento dos filhos. (Foto: divulgação)

A desatenção pode ser sinal de depressão

Em alguns casos, as crianças deprimidas parecem perdidas no espaço, distraídas nos seus próprios mundos internos. Além disso, a atenção e a concentração são áreas cognitivas adicionais que podem sofrer o impacto da depressão na infância. A criança triste também tem seu interesse diminuído pelas atividades rotineiras. Outras vezes, algumas crianças com sinais de depressão, podem expressar agitação ou inquietação psicomotora, ou mesmo, não se movimentarem, por simples falta de vontade.

Continuar Lendo  5 técnicas para seduzir uma mulher

A dor pode ser um alerta de depressão infantil

Especialistas afirmam que algumas crianças podem apresentar sinais sutis de depressão, em geral, de natureza física, tornando difícil sua detecção. Um desses sinais é a dor. Assim, crianças que não conseguem verbalizar sobre seus sentimentos podem manifestá-los através de queixas como dores inespecíficas frequentes. Muitas vezes essas crianças são examinadas e nenhuma causa é encontrada para a dor.

Os pais também devem ficar atentos às alterações de alimentação

Um número restrito de crianças pode apresentar problemas com a alimentação e com o sono. Por isso, é muito importante que os pais fiquem atentos às manifestações de diminuição do apetite e ganho ou perda de peso. Esses pequenos detalhes podem sugerir que os pequenos estão com início de depressão, sendo ideal buscar a orientação de um especialista.

Crianças deprimidas podem apresentar alteração das relações interpessoais. (Foto: divulgação)

A depressão é um problema que pode acometer indivíduos de todas as idades, incluindo as crianças. É muito importante que os pais fiquem atentos ás alterações de comportamento das crianças, que podem ser os primeiros sinais de que ela está deprimida. Além disso, diante dessas manifestações, os pais devem buscar a orientação de um especialista, para uma avaliação adequada e imediata.

Aprenda a lidar com as crianças com depressão.

Top