Crianças com problema de autoestima

Crianças caladas, isoladas, violentas, agressivas ou com notas baixas geralmente são vítimas de baixa autoestima. Ela aparece quando a criança é colocada para baixo…

Problema de autoestima torna a criança isolada e calada. (Foto: Divulgação)

Crianças caladas, isoladas, violentas, agressivas ou com notas baixas geralmente são vítimas de baixa autoestima. Ela aparece quando a criança é colocada para baixo tanto na escola quanto na própria família. Portanto, se você acha que o seu filho sofre desse problema, saiba como são as crianças com baixa autoestima e o que fazer para ajudá-las.

O local mais apropriado para criar esse tipo de problema é a escola, pois é nela que elas podem sofrer de bullying, ou seja, ser maltratos por parte dos colegas ou dos professores. Algumas crianças gostam de zombar de características marcantes dos colegas como a gordura, a magreza, os óculos, entre outras. Para tanto, xingam, batem ou jogam os materiais das vítimas no chão. Também há professores impacientes que acabam sendo agressivos com alunos que não compreendem a lição, causando grande mal estar neles.

O bullying na escola é um dos principais causadores dos problemas de autoestima. (Foto: Divulgação)

Então, se você desconfia que isso esteja acontecendo com o seu filho, converse bastante com ele e, mesmo que ele demonstre medo de falar, peça para que seja corajoso e diga que você só quer ajudá-lo. Pode demorar um pouco, mas ele falará. Se a sua desconfiança for confirmada, dirija-se à escola para que a direção tome as devidas providências. Caso nada funcione, mude o seu filho de escola para que ele tenha uma vida mais saudável.

No entanto, a criança também pode sofrer de bullying dentro da própria família, porém, nem sempre ele é feito conscientemente. Muitos pais acabam chamando os seus filhos de “gordinhos” ou “magricelas” sem imaginarem que estão causando um grande rebuliço na mente dos pequenos. Por isso, tome cuidado com apelidos e, se algum outro parente age dessa forma, peça-lhe que pare com isso, pois está prejudicando a criança.

Leia Também:  Semana de moda de Paris inverno 2012: Menswear

Os pais são as melhores ajudas que a criança com problema de autoestima pode ter. Para tanto, esteja sempre presente na vida do seu filho e elogie tudo o que ele fizer de bom. Além disso, elogie bastante a sua aparência e tudo o que ele não gosta em seu corpo. Não se esqueça de abraçá-lo e de dizer que o ama de qualquer forma. Assim, ele se sentirá querido e aceito pelas pessoas mais importantes para ele. Contanto, se esses atos não funcionarem, leve-o à um psicólogo infantil.

O carinho dos pais é muito importante para a criança com problemas de autoestima. (Foto: Divulgação)

Problemas de autoestima são muito perigosos para as crianças, pois podem torná-la depressiva e tristonha. Portanto, o quanto antes forem detectados, melhor será a saúde dessas crianças.

Top