Reunião de pais: como se comportar, dicas

Reunião de pais: como se comportar, dicas

É muito importante que os pais participem das reuniões de pais e mestres dos seus filhos, afinal, é nelas que eles saberão como suas…

Por Editorial MDT em 25/06/2012

Dê bons exemplos aos seus filhos sabendo como se comportar na reunião de pais. (Foto: Divulgação)

É muito importante que os pais participem das reuniões de pais e mestres dos seus filhos, afinal, é nelas que eles saberão como suas crianças estão evoluindo na vida escolar, quais são as regras da escola e como está o comportamento deles em sala de aula. Porém, em alguns desses encontros, há pais que agem pior que crianças, atrapalhando o andamento deles e causando constrangimentos. Sendo assim, veja algumas dicas de como se comportar em reunião de pais.

Saiba como educar seus filhos lendo: Como Educar seus Filhos Sem Perder a Cabeça.

Seja Pontual

Os seus filhos são seus reflexos. Portanto, comporte-se bem para que eles também o façam. E a pontualidade é uma das maiores qualidades de um ser humano, principalmente em reuniões importantes.

Entretanto, se precisar chegar atrasada, peça licença, entre silenciosamente e sente-se na primeira cadeira que encontrar vazia para não atrapalhar quem chegou cedo.

Desligue o Celular

No meio da reunião, a professora está explicando sobre as notas dos alunos e, de repente, um barulho ensurdecedor interrompe a sua fala. É o celular de alguma mãe ou pai tocando. E por incrível que pareça, eles o atendem. Isso é uma tremenda falta de educação.

Para não passar por esse constrangimento, caso seja impossível deixar o celular desligado, coloque-o no modo vibra call. Quando ele tocar, saia discretamente da sala e o atenda sem atrapalhar ninguém. Por isso, sente-se perto da porta.

Para não atrapalhar o andamento da reunião, desligue o celular. (Foto: Divulgação)

Não Faça Perguntas Constrangedoras

Caso tenha uma pergunta específica para fazer sobre o seu filho, não erga o braço e questione a professora em voz alta. Dessa maneira, você exporá a criança, constrangendo-a, mesmo que não esteja presente.

Nessa situação, espere o intervalo ou o final da reunião para conversar em particular com a educadora. Se não for possível, agende um horário para que ela possa atendê-lo separadamente.

Espere a sua Vez de Falar

Há pessoas que são impacientes. Por isso, na hora de falarem em público, não esperam a sua vez e falam por cima de outras vozes. Isso é uma enorme falta de educação.

Para não fazer esse papel feio, levante a mão e espere a sua vez de falar. Assim, todos a ouvirão e a respeitarão.

Levante a mão e peça licença para falar. (Foto: Divulgação)

As reuniões escolares são muito importantes para o acompanhamento da vida escolar das crianças. Portanto, devem ser tratadas com seriedade e, principalmente, com educação. Então, saiba se comportar em uma reunião de pais para servir de exemplo para os seus filhos.

Caso o seu filho tenha notas baixas, leia: Como Incentivar o Filho a Tirar Notas Altas.

 

 

Top