Consumo consciente: o que é

Todos os dias nos deparamos com diversos meios de interação social, propagandas e empresas que buscam associar seus produtos com o consumo consciente. A…

Todos os dias nos deparamos com diversos meios de interação social, propagandas e empresas que buscam associar seus produtos com o consumo consciente. A ideia central é estabelecer uma visão prática de cidadania, propondo ações que visam respeitar o meio ambiente para que assim possamos usufruir de todos os recursos com responsabilidade e de uma forma sustentável.

Saiba mais sobre o que é sustentabilidade.

Entenda o que é o consumo consciente

No entanto, é perceptível em nossa sociedade que as nossas ações não são coerentes com tantas ideologias empregadas por muitas instituições, visto que as consequências do consumismo exacerbado são evidentes e geram intensos impactos ambientais. Por este motivo é imprescindível nos informarmos sobre o que é o consumo consciente para que assim possamos dar a nossa contribuição.

O que é o consumo consciente?

O consumo consciente é o ato de podermos usufruir dos recursos naturais com respeito, sem acarretar danos ao meio ambiente. Seus princípios visam impor aos seres humanos a sua verdadeira responsabilidade para consigo mesmos e para com o lar planetário em que vivemos.

Consuma com responsabilidade ambiental

Sabemos que dependemos muito mais da natureza do que ela de nós, visto que necessitamos de seus recursos para a manutenção de nossas vidas, como também de nossa sociedade moderna. Por isso, segundo o filósofo e idealista político Mahatma Gandhi, cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência e se cada um tomasse apenas o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome – o que enfatiza a nossa responsabilidade de mantermos o equilíbrio ambiental de nosso planeta.

Desta forma, para adotarmos um padrão de consumo consciente, necessitamos primeiramente modificar a nossa maneira de pensar, desenvolvendo uma postura ativa e menos inerente às questões ambientais. Somente com a alteração individual de cada um poderemos atingir uma mudança significativa das massas, dos governos, dos sistemas de educação, das medidas ecológicas e de tudo aquilo que nos cerca.

Continuar Lendo  Dicas de plantas que são fáceis de cuidar

Saiba como dar a sua contribuição

Para contribuirmos de maneira eficiente e duradoura, devemos adotar quatro preceitos básicos do consumo consciente. São eles:

Repensar

Repense verdadeiramente sobre o seu comportamento em relação ao consumo. Muitas vezes compramos coisas que não necessitamos e geralmente com o dinheiro que não obtemos, gerando um enorme dano tanto à nossa vida financeira como também ao meio ambiente.

Reflita sobre suas atitudes

Reduzir

Dispense os itens de menor importância ou a compra em excesso efetuada. Uma boa dica é cuidar melhor de sua alimentação, lembrando-se que devemos ingerir produtos que mantenham um bom funcionamento do organismo.

Saiba discernir na hora de comprar

Comece observando quais itens são supérfluos e demandaram por mais recursos para serem produzidos – quanto mais natural o produto, melhor ele será para a sua saúde e para a saúde do planeta. Assim, além de ter uma vida mais saudável e responsável, você evitará gastos posteriores com remédios ou tratamentos médicos.

Saiba mais sobre os benefícios de ter uma alimentação saudável.

Reutilizar

A reutilização dos recursos é fundamental para aplicarmos em nossas vidas as medidas ecopráticas.  Portanto, invista em práticas que colaboram com o consumo consciente: um bom exemplo é reutilizar a água que serviu para lavar roupas para lavar a calçada, captar água da chuva,  investir em sistemas que possibilitam um melhor aproveitamento da energia solar e assim por diante.

Veja como transformar óleo de cozinha em sabão

Reciclar

A reciclagem consiste em aproveitar materiais usados para que sirvam como obra-prima ao desenvolvimento de outros novos. Portanto, vale a pena usar de sua criatividade para inventar objetos que serão úteis ao seu dia a dia, evitando o consumo com novas compras.

Use de sua criatividade para desenvolver objetos de grande utilidade

É importante também investir na separação do lixo orgânico e reciclável, posto que muitas são as indústrias de coleta que fazem utilização destes materiais.

Continuar Lendo  Seja um caçador profissional neste game

Confira dicas e ideias sobre como fazer uma decoração com materiais reciclados.

“As boas ações elevam o espírito e predispõem-no a praticar outras.” – Jean Jacques Rousseau

Top