Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal

Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal dos envolvidos. Uma pesquisa feita com 135 famílias com crianças no ensino fundamental mostrou que esses conflitos…

Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal dos envolvidos. Uma pesquisa feita com 135 famílias com crianças no ensino fundamental mostrou que esses conflitos familiares podem acabar com a saúde bucal de uma pessoa. A pesquisa usou como metodologia questionários sobre a agressão física e emocionais entre pais e entre pai e filho, além de disciplina doméstica severas. Os profissionais em outra fase da pesquisa determinaram o número de dentes cariados, perdidos e obturados em cada um dos membros da família.

Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Saúde bucal das crianças: dicas

Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal

Conflitos familiares refletem em péssima saúde bucal de acordo com uma pesquisa que foi publicado na edição de setembro do Journal of the American Dental Association, quanto maior os conflitos e quanto mais os relacionamentos entre homens e suas mulheres tinham problemas com seus respectivos familiares, mais cáries apresentavam os envolvidos. As crianças estão nesse grupo de maior quantidade de cáries se estão em um ambiente com agressão física e emocional.

Escove sempre os dentes (Foto: Divulgação)

Rotinas regulares são puladas em ambientes hostis

De acordo com os pesquisadores, ambientes de conflito com certeza ajudam a ter menos espaço para metodologias comportamentais. “A saúde bucal da família pode sofrer porque comportamentos nocivos criam um ambiente emocional que prejudica rotinas regulares, como escovação frequente, acompanhamento da escovação dos filhos e alimentação saudável “, explicaram no estudo os pesquisadores.

Saiba mais informações sobre: Saúde bucal de idosos: cuidados

 

Escove os dentes duas vezes ao dia (Foto: Divulgação)

Emocional pode determinar reação a determinada situações

“Por exemplo, depois de um intenso conflito, um dos pais estará mais preocupado com o seu próprio estado emocional do que com a escovação dos dentes de uma criança ou com o preparo de uma refeição saudável. O estresse resultante da hostilidade familiar também pode promover ‘estresse de alimentação’, incluindo açúcares e outros alimentos cariogênicos”, falou. E por isso, familiar com muitos conflitos não conseguem seguir certos hábitos.

Mantenha os dentes bem sempre (Foto: Divulgação)

Como manter dentes saudáveis?

Para não perder dentes, a American Dental Association recomenda escovar os dentes por dois minutos seguidos, pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias, sem fazer muita força. O tamanho e a forma da escova devem ser adequados à sua boca, permitindo alcançar todas as áreas facilmente.

Leia Também:  Como acordar uma pessoa desmaiada

Top