Atualização das vacinas das crianças: saiba mais

O Ministério da Saúde está lançando uma campanha com o objetivo de atualizar as vacinas das crianças. A iniciativa espera beneficiar mais de 14…

O Ministério da Saúde está lançando uma campanha com o objetivo de atualizar as vacinas das crianças. A iniciativa espera beneficiar mais de 14 milhões de pessoas em todo o Brasil entre os dias 24 e 30 de agosto.

A campanha acontecerá de 24 a 30 de agosto. (Foto:Divulgação)

O anúncio sobre a nova campanha aconteceu na última quinta-feira (15) e foi feito por Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do ministério.

Atualizar carteira de vacinação

A atualização da caderneta de vacinação é direcionada às crianças com até cinco anos de idade. A principal meta da campanha consiste em concluir as vacinas que constituem o calendário básico infantil.

O dia 24 de agosto foi eleito como o dia D. Nesta data, haverá divulgação e mobilização nacional, incluindo postos volantes. Só a capital paulista receberá 545 mil doses de vacinas para dar conta da demanda.

A campanha de atualização da carteira de vacinação abrange todas as vacinas específicas para a faixa etária, como hepatite, febre amarela, rotavírus, meningocócica C conjugada, BCG, poliomielite, DTP (difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), entre outras. Os postos de saúde vão atualizar a caderneta de acordo com a necessidade de cada criança.

Crianças com até 5 anos poderão receber qualquer vacina que não está em dia. (Foto:Divulgação)

O Ministério da Saúde vai mobilizar, ao todo, 34 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde. A ação espera minimizar o contágio de doenças que podem ser prevenidas na primeira infância.

Ao divulgar a campanha, o Ministério também falou sobre a importância de apresentar a carteira de vacinação. Desta forma, fica mais fácil checar se as vacinas estão em dia ou não.

O secretário Jarbas Barbosa fez um alerta sobre a importância da vacinação para prevenir enfermidades. Em seu discurso, ele destacou principalmente a necessidade de tomar duas doses de determinadas vacinas para que a imunização esteja completa, como é o caso da poliomielite.

Leia Também:  Maquiagem para quem vai à praia

Os investimentos na campanha

Postos fixos e volantes serão mobilizados em prol da campanha. (Foto:Divulgação)

O Ministério da Saúde está investindo R$ 18,6 milhões de reais na atualização das vacinas do calendário infantil. Esta quantia será repassada aos municípios e estados para a realização de treinamentos, supervisão e mobilização.

A campanha se destaca como uma ação massiva, que tem como objetivo chegar aos lugares mais remotos do país através de postos do SUS e unidades volantes. As vacinas serão transportadas desde barcos na Amazônia até aviões.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunização está com uma oferta de 24 vacinas para proteger crianças e adultos contra certas doenças. O orçamento de 2013 para imunizar todos os brasileiros é de R$ 2 bilhões.

Top