Comprovante de rendimentos inss como solicitar

Comprovante de rendimentos inss como solicitar

Comprovante de rendimentos inss como solicitar?  Os comprovantes de rendimento do INSS são necessários na hora de fazer a declaração de imposto de renda.…

Por Redacao em 22/07/2014

Comprovante de rendimentos inss como solicitar?  Os comprovantes de rendimento do INSS são necessários na hora de fazer a declaração de imposto de renda. O extrato pode ser emitido através do site DATAPREV (empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social). Além dos aposentados, os pensionistas e os cidadãos que recebem algum tipo de benefício previdenciário, como auxílio-doença, também podem utilizar o serviço de informes de rendimento do INSS.

Confira: Declaração de Imposto de Renda 2014

Comprovante de rendimentos inss como solicitar - É importante saber como solicitar o comprovante de rendimentos INSS para declarar imposto de renda (Foto: Divulgação)

Comprovante de rendimentos inss como solicitar

Os segurados ou pensionista, devem retirar seu comprovante de rendimentos INSS para declarar o imposto de renda, através do próprio site da Previdência Social. Lá é disponibilizado o Extrato para o Imposto de renda. Na página da internet, o segurado deve entrar em Serviços ao Segurado, neste local haverá um tópico onde estará escrito Extrato para o Imposto de Renda, clique neste tópico e preencha os dados solicitados para a emissão do extrato.

Saiba como sair da malha fina do imposto de renda

Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tem procurado facilitar esse processo pra os aposentados e pensionistas. O sistema de consulta do DATAPREV, por exemplo, retirou este ano a obrigatoriedade de senha para processar as consultas através da internet. Por isso, atualmente para ter acesso ao extrato é preciso que o beneficiário tenha o número do seu benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o número do CPF do mesmo.

É possível pedir o comprovante de rendimentos INSS pela internet e presencialmente (Foto: Divulgação)

O documento também poderá ser retirado nas Agências de Previdência Social. Os beneficiários que tiveram rendimento mensal igual ou superior a R$ 1.710,78 também poderão retirar o comprovante nos terminais de autoatendimento do banco pagador do seu benefício, caso não o tenham recebido em sua residência até o dia 28 de fevereiro.

A consulta ao extrato dos rendimentos para a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2013, foi disponibilizada no site da Previdência Social desde o dia 24 de fevereiro passado, para todos os mais de 31,6 milhões de beneficiários, inclusive, para os isentos.  E o prazo para a entrega da declaração encerrou no dia  30 de abril de 2014.

Comprovante de rendimentos inss como solicitar passo a passo

É nesta página que você solicita o comprovante de rendimentos INSS (Foto: Divulgação)

Leia também: Atraso no imposto de renda: o que fazer

É possível solicitar o comprovante de rendimentos inss pela internet e presencialmente. Veja abaixo o passo a passo do comprovante de rendimentos inss como solicitar:

  • Acesse o site da Previdência Social
  • Clique em “Serviços ao Cidadão”. Depois, escolha “Demonstrativo de Imposto de Renda”.
  • Você será direcionado para uma página, onde será necessário preencher as seguintes informações: ano calendário, número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e CPF.
  • Digite a sequência de caracteres que aparece na imagem e clique no botão “Consulta”.

Em caso de dificuldades para consultar o comprovante de rendimentos inss entre em contato com a central 135.

Top