Como sair da malha fina do imposto de renda

Quando tomam ciência de que as suas declarações do imposto de renda caíram na malha fina, muitos contribuintes costumam entrar em pânico, ficando com…

Por Andre em 02/05/2014

Quando tomam ciência de que as suas declarações do imposto de renda caíram na malha fina, muitos contribuintes costumam entrar em pânico, ficando com medo de estarem diante de um grande problema com a Receita Federal.

A Receita Federal costuma ficar de olho em dados informados erroneamente nas declarações do IR (Foto: Divulgação)

Se você está nessa situação, não se desespere, pois cair na malha fina do imposto de renda não significa que você sonegou impostos. Tal situação pode ter sido motivada por um simples erro de digitação de valores de rendimentos, ou devido a você ter se esquecido de informar os rendimentos dos dependentes, por exemplo.

Também conhecida como “Malha Fiscal da Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física”, a malha fina é a revisão de todas as declarações enviadas pelos contribuintes, nos modelos completo e simplificado, realizada eletronicamente.

Nessa revisão, são feitos os cruzamentos das informações transmitidas na declaração do imposto de renda com os dados disponíveis nos sistemas da Receita Federal. Nesse momento, podem ser identificadas algumas irregularidades, que colocam as declarações como pendentes.

Retificação de imposto de renda: como fazer

Como doar o seu imposto de renda

Dicas para não cair na malha fina

Para não cair na malha fina, é preciso ter atenção na hora de fazer a declaração (Foto: Divulgação)

Para evitar cair na malha fina, fique atento a algumas dicas, muito úteis na hora de preencher a declaração do IRPF, como:

– Informe as despesas médicas corretamente, digitando os valores iguais aos descritos nos recibos.

– Tenha cuidado ao digitar os dados do informe de rendimentos (valores e CNPJ) e verifique se a empresa não fez nenhuma alteração.

– Informe todos os rendimentos recebidos durante o ano.

– Não deixe de informar os rendimentos dos dependentes.

– Tenha cuidado para não informar dependentes sem ter a relação de dependência.

– Se você tem renda oriunda de aluguel, não se esqueça de informar os valores corretamente, que devem ser iguais aos declarados pelos administradores/imobiliárias.

Caiu na malha fina? Saiba o que fazer

Os contribuintes que caíram na malha fina podem corrigir as informações em suas declarações (Foto: Divulgação)

Para saber a situação da sua declaração, é só acessar o Portal e-CAC, informar seus dados pessoais e o número do recibo de entrega da última declaração. No final da pesquisa, se o status for “Processada”, você está em dia com o fisco, enquanto o status “Em Processamento” significa que ela está em análise.

Já o status “Pendências” significa que ela caiu na malha fina. Nesse caso, você poderá ver o que a Receita considera como irregularidade e terá a oportunidade de fazer as correções.

Para regularizar a situação, faça as alterações necessárias através da declaração retificadora, utilizando o Programa Gerador de Declaração (PGD), encontrado no site da Receita Federal. Basta corrigir as irregularidades e/ou inserir as informações que faltavam, além de informar, no campo “Identificação do Contribuinte”, que a declaração é retificadora.

Top