Isabella Moretti 06/02/2013 Notícias

Desde o dia 26 de janeiro, o Brasil parou para acompanhar a tragédia que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Uma boate da cidade foi tomada por um incêndio e causou a morte de 237 pessoas, a maioria era formada por jovens com idade entre 18 e 25 anos.

A fiscalização se tornou mais intensa após a tragédia que aconteceu na boate Kiss. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Saiba como verificar se uma boate é segura

O caso da boate Kiss

O fogo na boate Kiss iniciou durante a apresentação da banda Gurizada Fandegueira. O vocalista usou um artefato pirotécnico no palco, que entrou em contato com a espuma do isolamento acústico, altamente tóxica. De acordo com o legista que examinou as vítimas fatais, 90% dos tiveram asfixia mecânica como causa da morte, pois inalaram um gás tóxico que substituiu o oxigênio no sangue.

Diversos fatores contribuíram com o incêndio na boate Kiss, como o uso de artefato pirotécnico em ambiente inapropriado, falta de saídas de emergência, ausência de dispositivos de segurança e público numeroso, além da capacidade do local. A casa noturna também estava com o seu alvará vencido, ou seja, não deveria estar funcionando.

Fiscalização mais acirrada

Para evitar outra tragédia como a de Santa Maria, os governos estaduais e municipais resolveram intensificar a fiscalização nas boates brasileiras. Os bombeiros estão fazendo um intenso trabalho para vistoriar as casas noturnas.

As casas noturnas sem segurança estão sendo interditadas. (Foto:Divulgação)

Durante a vistoria, algumas práticas são essenciais, como o teste do alarme de incêndio e hidrante, a verificação da validade dos extintores de incêndio e a funcionalidade das saídas de emergência.

As boates que não foram aprovadas na fiscalização permanecerão com as portas fechadas até que as falhas sejam corrigidas. No entanto, os proprietários questionaram a demora da prefeitura para entregar os documentos que estão faltando.

Além de boates, outros estabelecimentos foram fechados após a fiscalização dos bombeiros, incluindo bares, restaurantes e até mesmo casas de festas infantis.

Boates interditadas

Boates permanecerão fechadas até que as falhas sejam corrigidas. (Foto:Divulgação)

Várias boates e danceterias brasileiras foram interditadas por causa da falta de segurança. Veja a seguir os nomes de algumas:

Pride Clube
Rua Francisco Teodoro, 374, Vila Industrial – Campinas, SP.

Rancho 2000
Av. Andrade Neves, 1.565, Centro – Campinas, SP.

Espaço Mog
Rua Osvaldo Oscar Barthelson, 889, Jardim Paulicéia– Campinas, SP.

Gaitaço Sertanejo
Av. Manoel Ribas, 8172 – Butiatuvinha – Curitiba – PR.

Clube Dançante Hermann
Av Vereador Toaldo Túlio 4450 – São Braz– Curitiba – PR.

Blanc Club
Av. Pref. Faria Lima, 760 – Londrina – PR.

Inferno Club
R. Augusta, 501 – Consolação – São Paulo.

Carioca Club
Rua Cardeal Arcoverde, 2.899, Pinheiros – São Paulo.

Villa Sertaneja
Avenida Oliveira Freire, 238, Parque Paulistano – São Paulo.

Boate Duck
R. Pernambuco, 1316 – Savassi – Belo Horizonte – MG

Boate 00
Av. Padre Leonel França, 240 – Gávea  –  Rio de Janeiro.

Veja também: Alvará de funcionamento: passo a passo para tirar

Outros artigos

Cursos gratuitos Pronatec RJ 2014 Estácio

24/03/2014

Cursos gratuitos Pronatec RJ 2014 Estácio

Quem está procurando qualificação profissional de qualidade deve ficar atento as muitas chances oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico ...

Jogo de Talheres Preço, Onde Comprar

10/01/2011

Jogo de Talheres Preço, Onde Comprar

Montar uma casa bem bonita, se ligar nos mínimos detalhes para que tudo tenha uma grande diferença, isso faz com que a gente se sinta mais vivo, com que a gente ...