Vacinas que os adultos devem tomar

Muitos pais se preocupam com a saúde de seus filhos. Portanto, a cada nova campanha de vacinação estão de prontidão para vaciná-los. Infelizmente, muitos…

A vacinação de adultos é de extrema importância para evitar doenças.

Muitos pais se preocupam com a saúde de seus filhos. Portanto, a cada nova campanha de vacinação estão de prontidão para vaciná-los. Infelizmente, muitos deles acabam esquecendo a sua própria saúde. Não é apenas o organismo da criança que está sujeito a doenças que o corpo não está preparado para combater. É importante ressaltar que, em todas as fases da vida estamos suscetíveis a infecções.

É muito importante que os adultos tomem consciência de que a vacinação também se faz necessária após a infância, até mesmo quando a idade está um pouco avançada. Para isso, separamos as principais vacinas que deverão constar na carteirinha de vacinação de um adulto comum.

Quais as vacinas que um adulto deve tomar

1. Dupla tipo adulto (dT)

Vacina contra Difteria e Tétano. A primeira é uma doença ocasionada por uma bactéria que afeta o sistema respiratório, causando febre e dores de cabeça. A segunda é também transmitida por uma bactéria, porém compromete os músculos, levando a espasmos. Seu uso está indicado em todos os adultos e deve ser reforçada a cada dez anos.

2. Tríplice-viral

É uma vacina contra sarampo, caxumba e rubéola. A primeira é manifestada por manchas vermelhas no corpo e transmitida por via respiratória. Já a caxumba, é mundialmente conhecida por deixar o pescoço inchado. A rubéola se caracteriza por aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, sendo mais perigosa para gestantes por seu acometimento nos bebês. Vale lembrar que todos os nascidos a partir de 1960 devem ser vacinados.

Até mesmo a pneumonia por pneumococo pode ser evitada se a pessoa for vacinada.

3. Vacina contra a hepatite B

Leia Também:  Promoção Hipercard Nestlé Páscoa 2011

A hepatite B é transmitida pelo sangue, porém, em geral não apresenta sintomas. Muitos dos pacientes se curam naturalmente. Mas, quando a doença se torna crônica, pode ocasionar lesões no fígado que podem evoluir para cirrose. Todos os adultos devem tomar as três doses da vacina.

4. Pneumo 23

Essa vacina combate as doenças ocasionadas pelas bactérias pneumocócicas. Elas são responsáveis por causar pneumonia, que possui como sintomas febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Os adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração são os principais alvos dessa doença, por isso devem tomar a pneumo23. O problema é que essa é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde, sendo necessário procura-la um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, onde deverá pagar para ser vacinado.

5. Vacina contra a febre amarela

A febre amarela é transmitida por um mosquito e manifesta sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. Os adultos que vivem em áreas endêmicas devem ser vacinados.

6. Vacina contra o vírus influenza

Esse vírus é transmitido por via respiratória e causa sintomas como dores musculares e febres altas. A vacinação é recomendada a todos os indivíduos maiores de 60 anos.

As vacinas são capazes de evitar doenças em adultos.

Existem vacinas que são destinadas ao público adulto. Esse fato é justificado, pois o nosso organismo está sempre sujeito a infecções, principalmente ocasionadas por vírus e bactérias. Tendo isso em vista, procure hoje mesmo sua carteirinha de vacinação e certifique-se de que suas vacinas encontram-se em dia. Sua saúde agradece!

Leia Também:  20 de março: Início do outono

Top