Como se alimentar antes de viajar

Viajar é uma delícia, mas é preciso tomar certos cuidados para não ter férias marcadas por más lembranças. A primeira coisa a ser pensada…

Por Élida Santos em 24/02/2012

Viajar é uma delícia, mas é preciso tomar certos cuidados para não ter férias marcadas por más lembranças. A primeira coisa a ser pensada durante uma preparação para viagem é a alimentação que você deve manter. Pode parecer besteira, mas seus hábitos alimentares podem lhe deixar em maus lençóis durante o trajeto. Confira a seguir algumas dicas para evitar problemas gastronômicos durante o passeio.

Leia mais sobre: Dicas para viajar de avião

Alimentação leve antes de viajar (Foto: Divulgação)

Alimentação leve no dia do passeio

Independente do meio de transporte, um a alimentação saudável na data da viagem é recomendada. Para quem vai viajar pela manhã, abuse das frutas, pois ela altamente nutritivas, mas escolha as que são menos pesadas para o estômago e fazem digestão mais rapidamente. No almoço e no jantar, antes de pegar a estrada, coma muitas saladas e evite as carnes gordurosas.

O que comer durante a viagem?

Durante o passeio é comum paradas para se alimentar. No entanto, evitar estabelecimentos comerciais com restaurantes pouco conhecidos pela família, com indícios de higiene precária, é aconselhável. Quem gosta de levar o lanche de casa deve evitar maioneses e demais condimentos que possa estragar com o calor. Opte pela praticidade das frutas e alimentos com embalagens simples de se abrir e sem excesso de gordura. Durante a viagem também é importante não exagerar nas bebidas, para não ter vontade de ir ao banheiro a cada cinco minutos.

Leve lanches leves na viagem (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre: Dicas de alimentação para viagens longas

As recomendações são simples e eficientes para evitar que você tenha um mal estar durante o passeio que obrigue todos a parar no meio da estrada. Para quem viaja de avião, é ainda mais importante prestar atenção na alimentação, pois sua única opção é ir ao banheiro da aeronave e torcer para tudo passar rapidamente, se não terá que aguarda a chegada no destino para procurar um médico.

No caso de levar crianças, preste ainda mais atenção, pois elas podem ingerir comidas inadequadas para a ocasião, como por exemplo, alimentos industrializados que reflitam em um consumo exagerado de água e refrigerante, causando aquela vontade de ir ao banheiro que para eles podem ser incontrolável. Comidas com muito sal tem esse efeito de potencializar a sede e deve ser evitado por todos antes e durante a viagem.

Top