Dicas para ensinar o filho a ser organizado

A organização é algo que se aprende principalmente através do exemplo. Portanto, se você e o seu marido não forem organizados, é difícil que…

Por Editorial MDT em 07/02/2012

A organização é algo que se aprende principalmente através do exemplo. Portanto, se você e o seu marido não forem organizados, é difícil que o seu filho o seja. Mas em todo caso, é preciso ensinar o seu filho a ser organizado. Para tanto, temos algumas dicas para que isso seja feito.

A partir dos 2 anos, a criança é capaz de realizar algumas tarefas como puxar a colcha da cama e guardar os seus brinquedos. Sendo assim, todos os dias de manhã, peça para que ela te ajude a arrumar a cama, puxando os cantos do lençol. Do mesmo modo, sempre que ela for brincar, mostre-lhe que é necessário guardar os brinquedos na caixa.

Peça para que o seu filho te ajude a arrumar a cama dele todos os dias de manhã (Foto: Divulgação)

Com o passar do tempo, vá delegando mais tarefas ao seu filho como dobrar as roupas, guardá-las no armário, separar a roupa suja e arrumar o material escolar. Assim, ele vai se tornar um adulto responsável, organizado e bem-sucedido, pois será organizado tanto espacial quanto mentalmente.

O seu filho deve aprender a guardar os brinquedos sempre que brincar com eles (Foto: Divulgação)

Uma vez por mês, realize uma brincadeira com a criança, pedindo para que ela arrume o seu guarda-roupa. Nesse dia, ela terá que retirar todas as roupas do móvel e colocá-las sobre a cama. Então,  deverá separar  as roupas que não lhe servem mais para serem mandadas para doação. As que restarem, deverão ser dobradas e guardadas nos devidos lugares. No final, dê-lhe uma recompensa como um passeio no parque ou um lanche na sua lanchonete favorita, afinal, ela merece.

Todos os dias, antes de dormir, peça para que o seu filho arrume a mala para a escola, separando apenas o material necessário para as aulas do dia seguinte. Desse modo, ele não precisará carregar tanto peso e não correrá o risco de esquecer algum material ou tarefa. Para tanto, diariamente você terá de repetir o mesmo comando a fim de que ele seja apreendido automaticamente pela criança.

Ao organizar o material para o dia seguinte, o seu filho carregará menos peso e não se esquecerá do necessário para as aulas (Foto: Divulgação)

Para que o seu filho aprenda a ser organizado, você terá que ser muito persistente, pois as crianças são desorganizadas por natureza, devido à preguiça e à sua vontade de brincar em todos os momentos. Por isso, é preciso impor algumas regras em casa para que ele cresça responsável, organizado e feliz.

 

 

 

Top