Como parar de Roer Unhas

Como parar de roer unhas? Milhões de pessoas, em todo o país, vivem atrás dessa resposta, já que esse mau hábito é compartilhado por…

Por Redacao em 14/04/2016

Como parar de roer unhas? Milhões de pessoas, em todo o país, vivem atrás dessa resposta, já que esse mau hábito é compartilhado por um grande número de brasileiros.

Como parar de roer unhas (Foto Ilustrativa)

Como parar de roer unhas (Foto Ilustrativa)

O ato de roer as unhas geralmente está associado a crises de ansiedade. Em algumas pessoas, é só bater aquele estresse que a mão já aparece na boca, quase que instintivamente, como se fosse uma espécie de vício.

Além de ser um hábito socialmente não aceitável, comer as unhas pode trazer prejuízos para a saúde, facilitando a entrada de bactérias em seu organismo, e ainda deixa as unhas com um aspecto ruim, principalmente se você roê-las até sangrar.

Como parar de roer unhas

Evitar o stress e a ansiedade, praticando atividades físicas, por exemplo, é uma das maneiras de evitar roer unhas (Foto Ilustrativa)

Evitar o stress e a ansiedade, praticando atividades físicas, por exemplo, é uma das maneiras de evitar roer unhas (Foto Ilustrativa)

Como o hábito de roer unhas está ligado à ansiedade, uma das maneiras de parar de roer as unhas é saber lidar melhor com este sentimento. Comece identificando os momentos ou situações que mais te levam a comer as unhas e tente se controlar nessas horas, evitando levar os dedos à boca.

Nos casos em que a ansiedade é muita, vale até mesmo procurar ajuda profissional de um psicólogo, para tratar a ansiedade. Além de evitar machucar os dedos, você poderá levar uma vida muito mais agradável e livre do estresse.

Manter as unhas bem cuidadas também pode ajudar (Foto Ilustrativa)

Manter as unhas bem cuidadas também pode ajudar (Foto Ilustrativa)

Algo que você também pode fazer é manter as unhas curtas e lixadas. Isto ajuda a inibir a incontrolável vontade de roer aquele pedacinho lascado, que dá início ao vício, e ainda melhora consideravelmente a aparência das unhas.

Fazer as unhas semanalmente é outra atitude que pode evitar roer as unhas. Como elas estarão bonitas e bem pintadas, certamente você não vai querer estragá-las. No caso das dicas para homem parar de roer unhas, vale apostar na base, que tem gosto ruim e deixa a superfície das unhas mais limpas, dificultando o atrito com os dentes.

Outras dicas para abandonar o hábito de roer as unhas

Milhões de pessoas têm o vício de roer as unhas (Foto Ilustrativa)

Milhões de pessoas têm o vício de roer as unhas (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas para abandonar o vício de roer as unhas, vale citar ainda:

  • Use cremes e ceras hidratantes nas unhas, para evitar as peles soltas, que dão início à roedura.
  • Se está roendo as unhas mesmo depois de ir à manicure, invista em esmaltes que tenham gosto ruim. Quem sabe isso inibe o seu vício.
  • Mastigue chicletes. O movimento repetitivo pode ser uma válvula de escape para o nervosismo, dando uma folga para as unhas.
  • Tente relaxar e extravasar a ansiedade, praticando atividades que ocupem a sua atenção.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top