Dicas para baixar a febre Dicas para baixar a febre

Dicas para baixar a febre

A febre é algo que nos deixa para baixo e sem forças para desempenhar tarefas mais simples. Ela deixa o indivíduo mole, com frio…

Por Editorial MDT em 04/09/2013

A febre é algo que nos deixa para baixo e sem forças para desempenhar tarefas mais simples. Ela deixa o indivíduo mole, com frio e completamente doente. Esse quadro é sério e deve ser tratado para evitar problemas mais graves. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como reduzir e eliminar a febre do seu corpo.

A febre alta deve ser tratada com cuidado. (Foto: divulgação)

Febre

É só perceber que algo está errado na vida dos filhos para que a mãe leve uma das mãos até testa dos pequenos para saber se está com febre. A quentura corporal, juntamente com os sintomas de fraqueza, dor nas articulações e cabeça, perda de apetite, boca seca e desidratação, entregam um estado febril.

A temperatura do corpo humano pode ser ajustada para manter os órgãos internos a uma temperatura de 37º C, mas quando o organismo tem que combater algum agente que agride, como vírus e bactérias, que podem ser liberadas com substâncias que agem no termostato, fazendo com que a temperatura aumente dois ou três graus acima do normal.

O banho pode ajudar a aliviar a febre. (Foto: divulgação)

Dicas para baixar a febre

1. Tome chá de tília: as flores da tília são muito eficazes para produzir a transpiração. Tome várias vezes ao dia um chá bem quente.

2. Chá de casca de salgueiro: a casa do salgueiro é rica em salicilatos, compostos relacionados com a aspirina. Esse remédio natural é muito eficaz para baixar a febre. Faça um chá de casca de salgueiro e tome pequenas doses.

3. Chupe gelo: chupar gelo é muito eficaz no combate da febre. Pode aumentar a sua eficácia fazendo cubos de gelo com pequenos pedaços de fruta e de sumos de fruta.

4. Utilize uma esponja umedecida: uma esponja com água fria ajuda a dissipar a calor em excesso do corpo, principalmente nas zonas mais quentes, como nas virilhas e axilas. Não é aconselhado usar álcool, como é a pratica de algumas pessoas, já que o mesmo poderá ser inalado ou absorvido pela pele.

5. Tome um banho: se você estiver com frio e tremendo vai se sentir melhor se tomar um banho em água quente. Para os bebês o mais indicado é que a água esteja morna.

6. Tome um analgésico: para que ficar com febre se tomar um analgésico pode ajudar a resolver o problema. O ideal é tomar um aspirina ou acetaminofeno para os alérgicos à aspirina, de 4 em 4 horas. O mais indicado é consultar o médico para orientar sobre a dose certa.

7. Utilize compressas molhadas: elas ajudam a evitar que a febre aumente. Pode-se usar compressas de água quente ou em caso de febre mais alta, compressa de água fria. Aplique essas compressas nos pulsos, na fronte e barriga das pernas, mantendo o resto do corpo coberto.

Os medicamentos só devem ser tomados com orientação médica. (Foto: divulgação)

A febre é um problema que causa grandes incômodos para os indivíduos acometidos. Ela deve ser tratada para evitar complicações mais graves. O mais indicado é consultar o médico para avaliar o caso e indicar o tratamento adequado. Aposte nas dicas para acabar com a febre.

Top