Alergia na pele: como tratar

As alergias na pele podem causar coceiras, rachaduras, inchaços e urticárias. As regiões mais propensas para alergias são os braços, mãos, rosto e pescoço,…

As alergias na pele podem causar coceiras, rachaduras, inchaços e urticárias. As regiões mais propensas para alergias são os braços, mãos, rosto e pescoço, uma vez que têm uma exposição maior a produtos e substâncias químicas, porém mesmo as áreas que estão cobertas por peças de roupas também estão sujeitas ao problema. Esse tipo de alergia pode trazer danos também à autoestima do paciente, principalmente se deixar marcas visíveis. Mas, felizmente, existem tratamentos e formas de prevenir as alergias. Saiba como:

As alergias podem ser causadas por alimentos ou substâncias químicas (Foto: divulgação)

Alergia na pele: como tratar

As alergias na pele podem se manifestar como coceiras derivadas de dermatites atópicas que querem dizer inflamações de pele originadas em uma tendência para o desenvolvimento de condições alérgicas. Isso quer dizer que a sua pele emite uma reação alérgica depois de você ingerir ou inalar algum alimento ou produto que provoque alergias. Há também as dermatites alérgicas de contato, que acontecem quando a pele reage a um alérgeno presente em um produto que encosta na pele, pode ser um creme, loções ou até mesmo esmaltes.

Tome banhos frios para diminuir a coceira (Foto: divulgação)

Saiba como tratar alergias na pele

O tratamento para alergias na pele deve ser feito com acompanhamento médico, mas como algumas vezes a causa também pode ser derivada de alimentos, você pode experimentar tirar de sua dieta alguns dos alimentos (leite, o amendoim, o trigo, soja, frutos do mar, nozes e ovos) que mais causam alergia para testar, mas deve ser um por vez.

Use roupas leves, com preferência para tecidos de algodão (Foto: divulgação)

Existem outras atitudes para ajudar no tratamento de alergias na pele e tornam o problema menos grave. Entre elas, estão o uso de roupas mais leves como peças 100% algodão, retirar as etiquetas das roupas e lavá-las antes de usar pela primeira vez, além de evitar o uso de produtos que possam agravar o problema. O suor também pode ser prejudicial, por isso se não estiver bem não se exercite naquele dia e procure ficar em ambientes com temperatura amena. Evite coçar a pele, e, para diminuir a coceira prefira tomar banhos frios. Outro ponto importante é controlar seu estresse para não piorar o problema.

Leia Também:  O que fazer depois de inalar fumaça

Veja também: Gripe, resfriado e alergia: quais as diferenças?

Principais alimentos que causam alergias

Top