Como limpar e cuidar das toalhas de banho

Como limpar e cuidar das toalhas de banho

Encontramos diferentes tipos de toalha de banho, no mercado. Algumas são mais simples, com menor absorção e resistência. Outras, porém, são mais felpudas, macias…

Por Editorial MDT em 31/08/2013

Encontramos diferentes tipos de toalha de banho, no mercado. Algumas são mais simples, com menor absorção e resistência. Outras, porém, são mais felpudas, macias e desempenham muito bem sua função de enxugar. Mas para que todas sejam conservadas, em cor e textura, é preciso ter cuidados, afinal, um bom conjunto de toalhas nem sempre custa baratinho. Veja como limpar e cuidar das toalhas de banho.

Diferentes cores podem manchar, umas às outras (Foto: Divulgação)

Como limpar as toalhas de banho

A lavagem das toalhas é uma etapa muito importante. Se as roupas de banho não forem limpas de maneira correta, poderão ficar manchadas, desbotadas ou irão se desgastar, rapidamente.

Para lavar corretamente as toalhas de banho, verifique se existem manchas em sua superfície, antes do processo. Caso existam, nada impede que as toalhas fiquem de molho, durante um tempo, pois isso facilitará a remoção da sujeira mais concentrada. Mas não é preciso deixar muito tempo. Vinte minutos, em água e um pouco de sabão, já são suficientes.

Na lavagem ou no molho, evite usar enorme quantidade de sabão e amaciante, pois isso poderá manchar o tecido, desbotá-lo e até diminuir a sua capacidade de absorção.

Não é indicado usar cloro ou qualquer outro produto semelhante, nas toalhas. Caso elas tenham manchas difíceis de sair, é preferível aumentar o tempo de molho, em água e sabão.

Outra dica é molhar apenas a área onde está a mancha (por exemplo, uma sujeirinha de sangue) e colocar sobre ela um pouco de sabão neutro, seja líquido ou em barra. De vez em quando, esfregue com as mãos e verifique se a mancha se desprendeu. Porém, não se pode exagerar, pois o local poderá desbotar e ficar com a cor diferente do restante da toalha.

Cores suaves devem ser separadas (Foto: Divulgação)

Toalhas de cores claras devem ficar separadas das outras mais escuras ou coloridas. Vale a pena observar, nas primeiras lavagens, se os tecidos soltam muita tinta. Há toalhas que, mesmo em cores diferentes, não mancham umas às outras. Porém, as brancas ou em cores suaves não podem ser lavadas, junto com as outras. Se for lavar toalhas brancas, não use cloro. Isso não irá deixá-las mais branquinhas; ao contrário, irá amarelá-las, além de danificar as fibras do tecido.

Ao final de lavagem de toalhas de banho, o ideal é usar água, em abundância, para que todos os resquícios de corantes ou produtos de limpeza sejam removidos. Uma dica é adicionar bicarbonato à água, pois ele ajuda a limpar, dar brilho e maciez.

Caso as toalhas tenham várias cores em sua estampa, uma dica é adicionar sal à água do último enxágue. Isso evita que as cores se desprendam e se misturem, umas às outras.

Quanto mais fria a água, mais conservadas as toalhas ficarão. Porém, caso uma peça tenha sido manchada pelas tintas do tecido, é preciso lavá-la novamente, usando água morna e sal, no último enxágue.

Finalmente, evite usar prendedores, ao secar as toalhas no varal. Prefira acomodá-las, dobrando-as ao meio. Isso evitará que os prendedores a deformem. Assim, que estiverem secas, retire-as do sol, pois ele desbota a sua cor e estraga suas fibras.

Como cuidar das toalhas de banho

Prendedores podem marcar as toalhas (Foto: Divulgação)

É sabido que devemos trocar as toalhas de banho, semanalmente. Porém, até que sejam trocadas, muita coisa pode acontecer, devido à umidade. Portanto, nunca deixe suas toalhas, todos os dias, penduradas nos ganchos do banheiro, o tempo todo, após o uso. Elas ficam molhadas e precisam de ventilação. Se possível, pendure-as numa área externa, todos os dias, para que possam secar. Toalhas que ficam úmidas se enchem de fungos, além de ficarem com mal cheiro. O mesmo vale para quem coloca as peças no cesto de roupas para lavar. É preciso, antes, deixá-las secas. Caso contrário, quando forem retiradas do cesto, para lavagem, estarão com manchas de fungos e cheiro muito forte.

Pessoas que preferem passar toalhas de banho devem evitar o ferro a vapor. É preferível passá-las, a seco, sem exageros no procedimento, pois o excesso de calor danifica as fibras do tecido.

Finalmente, e importante dobrar as toalhas de banho com carinho, mantendo-as em um local livre de poeiras ou umidade.

Top