Câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos

Isabella Moretti 08/10/2015 Bem Estar

Saiba tudo sobre câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos. Essa doença silenciosa, que afeta milhares de mulheres, requer um diagnóstico precoce para que a cura possa acontecer, por isso é tão importante adotar ações preventivas e seguir à risca as recomendações médicas.


Câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos. (Foto Ilustrativa)

A mulher tem dois ovários no seu sistema reprodutor, sendo que cada um tem o tamanho de uma amêndoa. Esses órgãos são responsáveis por produzir os hormônios progesterona e estrogênio, além do que se encarregam de produzir óvulos todo mês, preparando o corpo feminino para uma gravidez.

O câncer nos ovários não é tão frequente como o câncer de mama, mas pode passar despercebido e acabar levando a mulher à morte. Em geral, o tumor se instala de forma silenciosa e os sintomas só se manifestam quando o câncer se espalha, atingindo a pelve e o abdômen.

Leia mais: Tumor de ovário pode aparecer após fertilização, diz estudo

Câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos

O câncer de ovário, quando diagnosticado precocemente, tem cura. (Foto Ilustrativa)

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 5,6 mil casos foram registrados em 2014, sendo que o número de mortes supera 3 mil. A cura acaba não sendo possível na maioria dos casos porque a doença é diagnosticada já no seu estágio avançado.

Embora seja uma doença silenciosa, o câncer de ovário pode apresentar alguns sintomas, como inchaço, dor na barriga, dificuldades para comer, distúrbios urinários, dor durante a relação sexual, dor nas costas e alterações no ciclo menstrual.

Acompanhe os tópicos abaixo e veja mais informações sobre câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos.

Dicas para prevenir câncer de ovário

Não há como prevenir o câncer de ovário, mas algumas medidas podem ser adotadas para reduzir os fatores de risco e assim não se tornar mais uma vítima da doença. Confira:

• Fique de olho no histórico familiar, afinal, a herança genética costuma ser determinante quando se trata de câncer no ovário.

• Faça exames ginecológicos periodicamente, pois assim é possível identificar alguma alteração logo no início.

• Não fume, pois o cigarro aumenta a probabilidade de tumores.

Existem alguns fatores de menor risco de câncer de ovário, como é o caso do uso de contraceptivos orais, gravidez anterior e amamentação.

Saiba mais: Amamentar pode reduzir risco de câncer de ovário

Tratamentos para câncer de ovário

A paciente pode passar por uma cirurgia. (Foto Ilustrativa)

Assim que o diagnóstico for feito, é preciso dar início ao tratamento. Em geral, o método escolhido para tratar depende do estágio da doença, da idade e das condições de saúde. O principal método é remover o tumor através de cirurgia, que pode desencadear efeitos colaterais como problemas urinários e intestinais.

Outra forma de tratar o câncer de ovário é através da quimioterapia. Nesse caso, a paciente consome uma série de medicamentos de forma oral e intravenosa para reduzir o crescimento do tumor. Esse tratamento costuma ser bem doloroso, devido à queda do cabelo, náuseas e vômitos.

A quimioterapia é muito usada para tratar câncer de ovário. (Foto Ilustrativa)

Em alguns casos, os médicos recomendam sessões de radioterapia para tratar o câncer. A alta energia emitida ajuda a matar as células cancerosas e, consequentemente, encolhe os tumores.

Veja também: Retirada dos ovários: quando é necessário?

Agora você já sabe tudo sobre câncer de ovário dicas de prevenção e tratamentos. Portanto, tome as devidas providências para não se transformar em uma próxima vítima. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Outros artigos

Dicas de maquiagem para pele com sardas

14/05/2012

Dicas de maquiagem para pele com sardas

Grande parte das pessoas considera as sardas um charme e um diferencial na aparência. Porém, muitas vezes as detentoras das famosas manchinhas pela pele desejam disf...

2ª Via Energisa

01/05/2015

2ª Via Energisa

2ª Via Energisa - Energia é conforto. Sem ela não é possível se usufruir de comodidades como o ar condicionado, o chuveiro elétrico, o ferro de passar roupa, o aquec...